Como desativar sua webcam para não ser espionado

Até CEO do Facebook sabe do risco de deixar uma câmera na sua frente o tempo todo

São Paulo – Nesta semana, Mark Zuckerberg apareceu em uma foto com fita adesiva sobre a webcam do seu computador. Se você também tem medo de ser espionado por meio dela, há algumas coisas que você pode fazer que não envolvem fita isolante. 

No Windows 10, é possível desativar facilmente a câmera do seu computador. O caminho é o seguinte: Configurações>Dispositivos>Dispositivos conectados> Gerenciador de dispositivos>Dispositivos de geração de imagem> Webcam.  

Ao chegar neste último item, clique sobre ele com o botão direito do mouse ou trackpad e selecione desabilitar. 

Todo esse processo pode ser visto no vídeo abaixo. 

Se você utiliza um computador com sistema Windows 8.1, o processo é parecido e pode ser visto neste outro vídeo, em inglês. 

Já quem usa um computador da linha Mac, da Apple, precisa seguir um caminho diferente pelo sistema operacional. O vídeo a seguir, também em inglês, mostra o que fazer. 

Usuários com conhecimentos avançados de informática podem optar por fazer uma desativação ainda mais eficaz da webcam, feita pela BIOS do sistema. Ele evita que um hacker com acesso à sua máquina reative a sua câmera. No entanto, o processo pode variar de acordo com o seu computador e sistema operacional. 

Por que desativar a câmera do computador? 

Mark Zuckerberg pode até parecer exagerado ao cobrir a câmera do seu computador com fita, mas há ameaças virtuais que podem explorar vulnerabilidades no seu sistema operacional e em seus programas que podem dar o controle da câmera a um hacker mal-intencionado.  

A técnica é chamada clickjacking. O usuário é enganado e levado a uma página na qual autoriza sem saber o acesso à sua câmera. Com isso, a abordagem do hacker pode ser variada, indo da espionagem para futura extorsão à pura e simples observação.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s