Composto reduz risco de explosão de combustíveis

Equipe de pesquisadores descobriu uma forma de melhorar a estrutura química dos combustíveis para reduzir o potencial explosivo

Washington – Uma equipe de pesquisadores descobriu uma forma de melhorar a estrutura química dos combustíveis para reduzir o potencial explosivo, o que pode fazer com que o manejo desse tipo de substância seja mais seguro e prevenir riscos de explosão em casos de colisão.

Os cientistas, pertencentes às faculdades de Química e Engenharia Química do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em Pasadena, aprimoraram a estrutura dos combustíveis testados por meio de um aditivo a base de cadeias de polímeros extremamente longas, segundo explicaram em um artigo publicado nesta quinta-feira na revista americana “Science”.

Esse aditivo é capaz de “reduzir a criação de nuvem de pequenas gotas de combustíveis e sua resultante capacidade de explosão”, diminuindo o perigo no manejo da substância e os danos em caso de uma colisão.

A equipe, liderada pelo professor Ming-Hsin Wei, conseguiu fazer com que o novo combustível – já com o aditivo acrescentado em sua fórmula – seja compatível com os motores atuais, sem produzir nenhuma redução de eficácia.

“Os resultados indicam um importante avanço que poderia levar a um transporte e um uso do combustível muito mais seguros”, afirma o artigo, intitulado “Megasupramoléculas”. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s