Conheça Mosha, a elefanta que tem uma prótese em uma pata

Mosha, uma elefanta asiática, perdeu uma de suas patas após pisar em uma mina terrestre. Hoje, ela anda graças a uma prótese especial

São Paulo – Mosha é uma elefanta asiática. Aos dois anos e meio de idade, ela perdeu uma de suas patas ao pisar em uma mina terrestre. Hoje, Mosha é capaz de andar graças a uma prótese desenvolvida especialmente para ela.

Um cirurgião chamado Therdchai Jivacate foi o responsável pelo desenvolvimento da prótese que está auxiliando Mosha a andar. Ele é famoso por criar produtos parecidos tanto para pessoas quanto para outros animais. Em sua carreira, o profissional já trabalhou com mais de 20 mil próteses. 

O trabalho de Jivacate foi feito em parceria com uma associação da Tailândia, a Fundação de Amigos de Elefantes Asiáticos. O cirurgião começou o trabalho depois de conhecer a elefanta, que, apesar da falta de uma das patas, era capaz de andar sozinha.

Quando vi Mosha, percebi que ela jogava o quadril para o alto para conseguir andar de forma apropriada, disse Jivacate em entrevista ao site Motherboard. O encontro entre o médico e o animal aconteceu em 2007 e desde então o trabalho vem acontecendo.

A mudança na postura de Mosha estava causando danos a seus membros e à sua coluna. A primeira prótese da elefanta foi construída com termoplástico, aço e elastômero. À medida que ela cresce, e ganha peso, é preciso mudar a prótese e trabalhar com novos materiais.

Quando conheci Mosha, ela pesava 600 kg e estava colocando dois terços de seu peso na perna dianteira esquerda, que estava ficando torta, conta Jivacate.

A primeira prótese criada pesava 15 kg e a elefanta levou 12 horas para aprender com andar com seu novo acessório. Ao longo dos anos, Mosha já usou mais de 9 próteses diferentes. Hoje, a elefanta já pesa mais de 2.000 kg, o que traz a necessidade de uso de novos materiais mais resistentes. Mas ela ainda pode ficar mais pesada, uma fêmea de elefante asiático pode pesar até 2.700 kg.

Veja abaixo um vídeo (em inglês) sobre Mosha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s