Criador do Vivaldi revela por que deixou o Opera e convida você a conhecer novo browser

Em entrevista exclusiva a INFO, o executivo contou por que decidiu sair da empresa que fundou e quais são as vantagens que os usuários terão ao usar sua mais recente criação

O nome de Jon von Tetzchner não é tão famoso quanto o do navegador que ele criou em 1996. No ano passado, o Opera era o quinto browser mais utilizado nos computadores do mundo todo. Mas, em janeiro deste ano, após 20 anos liderando a empresa, Tetzchner decidiu deixar seu cargo de CEO da Opera Software para lançar um novo browser. O chamado Vivaldi, que está disponível em versão de testes para Windows, Mac e Linux, foi criado em parceria com Tomita Tatsuki, um ex-funcionário da companhia.

Em entrevista exclusiva a INFO, o executivo contou por que decidiu sair da empresa que fundou e quais são as vantagens que os usuários terão ao usar sua mais recente criação. Confira a íntegra da entrevista a seguir:

Por que você saiu da Opera depois de tanto tempo?

De muitas maneiras, a Opera era como um filho para mim. Mas, em 2000, nós ganhamos investidores e, em 2004, nos tornamos uma empresa pública. Aos poucos, tornou-se bastante evidente que a direção na qual eu queria ir e a direção que alguns grandes investidores queriam tomar não eram a mesma. Eu queria construir a empresa, enquanto eles queriam vendê-la e fazer coisas que iriam impactar positivamente as ações, mas a prejudicariam no longo prazo.

Após sete anos de luta com os investidores, decidi que era o suficiente e pedi demissão. Foi uma decisão difícil, mas foi ficando cada vez mais e mais difícil administrar a empresa no caminho em que eu acreditava, com foco nos produtos e nos usuários finais.

Quais recursos do Opera vocês utilizaram no Vivaldi?

O Vivaldi tem seu código próprio e características próprias. Mas, claramente, o Vivaldi também foi criado para substituir o que o Opera costumava ser. Quando foi desenvolvido, o Opera era um produto rico em recursos e funcionalidades. O Vivaldi continua nesse caminho e se tornará o navegador mais avançado da web, com uma série de funcionalidades e um monte de maneiras de adaptar o navegador de acordo com suas necessidades.

Qual público o Vivaldi pretende atingir em um mercado praticamente dominado pelo Chrome e pelo Firefox? A intenção é competir com os outros ou atingir um público específico?

O Vivaldi foi feito para aqueles usuários que querem mais do seu browser. A maioria dos navegadores atuais é feita para o usuário genérico. Eles tentam ser o mais simples possível de usar, à custa de ricas funcionalidades.

O Vivaldi é diferente. Estamos construindo um navegador que é fácil de usar, mas que também pode ser usado para fazer coisas mais avançadas.

Muitas pessoas usam o Chrome por ele ser considerado um navegador seguro. Qual o diferencial do Vivaldi nesse quesito?

O Vilvadi usa a base do Chromium. Nosso objetivo é ser um navegador muito seguro.

O Vivaldi possui algum código aberto? Há essa intenção no futuro?

O Vivaldi está usando o Chromium, que é open source, assim como outras bibliotecas de código aberto. Ao longo do tempo haverá mais códigos abertos vindos do Vivaldi.

Dois repórteres da redação que utilizaram o Vivaldi disseram que ele é muito pesado e precisa de um computador com uma configuração robusta para não travar. Você já recebeu alguma reclamação sobre isso? Pretendem deixar o navegador mais leve? Como?

O Vivaldi ainda está em uma versão inicial. Para alguns usuários, em alguns sistemas, ele não é rápido. Nós vamos trabalhar para aumentar a velocidade e esperamos ter um desempenho muito melhor nestes sistemas no momento em que nossa primeira versão final estiver disponível. Nosso objetivo é ser um navegador muito eficiente, mesmo com um grande número de abas e janelas abertas e com uma grande quantidade de dados em uso.

Quantas pessoas já utilizam o Vivaldi no mundo todo? Quantos downloads foram feitos?

Não temos a quantidade de usuários ativos, mas tivemos perto de dois milhões de downloads até agora.

Em sua opinião, qual o maior diferencial do Vivaldi?

O Vivaldi tem muitas funcionalidades que outros navegadores não têm ou que é mais difícil de alcançar com outros browsers, como, por exemplo:

• Ele inicia abrindo as abas que você visitou pela última vez antes sair. É como se você nunca tivesse saído do navegador. Ele inclui, ainda, histórias para cada guia. Como você acaba tendo um monte de abas abertas, o Vivaldi permite que você empilhe as guias para tornar mais fácil lidar com elas.

• Há muitas maneiras de interagir com ele. Sabemos que usuários avançados gostam de estar no controle, por isso oferecemos qualquer operação por meio de diversas maneiras, incluindo clique do mouse, gestos do mouse, menus, atalhos de teclado e comandos escritos (comandos rápidos).

• Principalmente, o Vivaldi coloca o usuário em primeiro lugar. Acreditamos que ele deve se adaptar ao usuário, e não o contrário. Sabemos que os nossos usuários esperam muito de nós e nosso objetivo é cumprir essa meta.

Há alguma previsão de data para o lançamento final do navegador?

Quando estiver pronto.

Quais são os próximos planos para o Vivaldi? Alguma novidade exclusiva que possa nos contar?

Vamos continuar adicionando recursos, finalizar funcionalidades, corrigir bugs e melhorar a velocidade até que a versão 1.0 esteja pronta. Aí, então, faremos tudo isso novamente. 🙂

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s