Documentos confirmam: a Apple está construindo um carro

Correspondências entre a Apple e uma pista de testes na Califórnia, adquiridas pelo Guardian, revelam que a empresa está mesmo fabricando um carro autônomo

São Paulo – Parece que os rumores em torno da criação de um automóvel da Apple são verdadeiros. A empresa está construindo um carro autônomo, elétrico e está em busca de locais seguros para testes, segundo o site The Guardian.

Documentos obtidos pelo jornal inglês revelam que, em maio, engenheiros de um projeto secreto (chamado de Projeto Titan) da Apple se reuniram com funcionários da Estação GoMentum. O local é uma antiga base naval de 2.100 acres perto de San Francisco, nos Estados Unidos. Ela está sendo transformada em um lugar de testes para veículos.

Segundo o site, Frank Fearon, engenheiro da Apple, escreveu para o dono da estação que gostaria de saber sobre a disponibilidade do local. “Nós gostaríamos… de saber quando o espaço estará disponível e como nós poderíamos coordenar com outras partes que também querem usar o local”, diz a correspondência.

Em outra parte do documento, o engenheiro pede que o dono da estação faça uma apresentação do local. “Nós esperamos ver uma apresentação do local de testes com layouts, fotos e a descrição de diversas áreas que poderiam ser usadas”, escreveu Fearon.

Um dos motivos de a Apple querer testar seu projeto secreto na Estação GoMentum são suas estradas vazias. Elas possuem viadutos e passagens para túneis, que disponibilizariam uma variedade de situações reais para testar o carro sem expô-lo para o mundo.

Tudo em segredo

Para realizar testes de carros autônomos em estradas públicas na Califórnia, as empresas precisam de uma licença do Departamento de Veículos Motorizados do estado. Google, Volkswagen, Tesla, Mercedes-Benz e outras montadoras já adquiriram os documentos.

No caso da Apple, isto seria um problema. O processo para conseguir a licença exige divulgação de detalhes técnicos e comerciais para o governo.

De acordo com Randy Iwasaki, proprietário da Estação GoMentum, ele precisou assinar um acordo de não divulgação com a Apple. “Nós só podemos dizer que eles estão interessados”, contou Iwasaki em entrevista ao Guardian.

Além da Apple, outras empresas já visitaram a Estação GoMentum para testar carros autônomos. No entanto, apenas a Honda assinou um contrato de 250 mil dólares com os donos do local para começar os testes.

A montadora japonesa planeja acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos e conectados a partir de seu carro Acura RLX saloon.

A Tesla tentou fazer um tour na estação em abril deste ano. No entanto, homens armados não deixaram os funcionários da montadora entrarem no local.

Boatos antigos

Esta é a primeira vez que a existência de um automóvel fabricado pela Apple apareceu em documentos. Contudo, desde o ano passado, a empresa dá indícios de que quer entrar na indústria automotiva.

Em 2014, ela criou o CarPlay, um sistema operacional que conecta o iPhone a carros. No mesmo ano, um boato sobre uma possível aquisição da Tesla por parte da Apple foi noticiada. Muitos acreditaram que a empresa iria construir um carro elétrico com a Tesla.

Já em maio deste ano, Jeff Williams, vice-presidente sênior da Apple chamou o suposto carro de “o dispositivo móvel final”. Ele ainda disse que a empresa estava explorando diversos mercados.

Em julho, a Apple contratou Doug Betts, especialista da indústria automotiva, para sua equipe. Ele saiu da FiatChrysler para assumir um cargo na empresa.

O The Guardian tentou falar com a Apple, mas a empresa não quis fazer declarações sobre o assunto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s