É assim que os mosquitos se alimentam de você — com precisão

Vistos a olho nu, os mosquitos parecem criaturas bobinhas. Mas, de perto, eles se revelam verdadeiras máquinas de guerra com precisão cirúrgica

São Paulo – Vistos a olho nu, os mosquitos parecem criaturas bobinhas, apesar de transmitirem doenças fatais. Mas quando a gente dá um ‘zoom’, com ajuda de lentes macro, esses pequenos insetos se revelam verdadeiras máquinas de guerra com precisão cirúrgica.

É o que mostra uma episódio recente da série online “Deep Look” (“Olhar Profundo”, em tradução livre), que desvenda em detalhes a vida em pequena escala na natureza, veiculada no Youtube pelos estúdios KQED San Francisco e PBS Digital Studios.

Lançado nesta semana, o episódio “Como os mosquitos usam 6 agulhas para chupar seu sangue” mostra em detalhes esses insetos em ação (como nós somos um banquete em potencial, a repulsa é quase inevitável).

As ferramentas que os mosquitos desenvolveram para se alimentar são high-tech. As fêmeas têm uma espécie de tromba, chamada “proboscis”, que ajuda a perfurar a pele da vítima — para o vídeo, foi utilizada pele de rato.

Ela é formada por sub-seções no formato de agulhas, cada uma com um propósito. Duas dessas agulhas chamadas de “maxillae” (em latim) possuem pequeninos dentes que ajudam a perfurar a pele. Elas são tão afiadas que mal dá para sentir a picada.

Outra agulha injeta uma substância anticoagulante (que muitas vezes gera coceira e serve de caminho para parasitas e vírus) e outra vai com sede atrás do vaso mais próximo e suga o sangue.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 725 mil pessoas são mortas todos os anos por doenças transmitidas por mosquitos. Estima-se que a malária, sozinha, afete 200 milhões, das quais 600 mil vão a óbito.

Veja como esses insetos sanguinários se alimentam de suas vítimas no vídeo da KQED San Francisco e PBS Digital Studios. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s