Este avião pode “se transformar” em trem em poucos minutos

O transporte envolveria cápsulas que se desconectam e viram um trem. Na prática, o transporte deve demorar para virar realidade

São Paulo – Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia tiveram uma ideia que pode transformar viagens de avião e de trem muito mais práticas. O transporte, chamado de Clip-Air, é um sistema de cápsulas que se desconectam de um avião modular para que os usuários continuem a viagem por via ferroviária ou até rodoviária.

Similar a um bombardeiro, a aeronave tem capacidade para transportar até três cápsulas. Dentro delas, é possível levar no máximo 450 passageiros ou 30 toneladas de carga. A envergadura do avião é de 60 metros, duas vezes maior do que a do clássico Boeing 737 (28 metros com espaço para até 110 passageiros), uma das aeronaves comerciais mais usadas no mundo.

Além de fabricar o avião, seria preciso construir aeroportos bem diferentes dos tradicionais. Isso porque, o Clip-Air teria que aterrissar em um aeródromo que funcionasse como um pátio ferroviário ou rodoviário. Desse modo, as cápsulas poderiam ser desacopladas e reutilizadas para transporte terrestre.

Devido a essas complicações, o projeto deve demorar para sair do papel. Segundo o site The Verge, os pesquisadores acreditam que seria preciso entre 40 e 50 anos para o Clip-Air se tornar operacional. Eles pretendem desenvolver um protótipo do tamanho de uma aeronave privada nos próximos cinco a 10 anos. Porém, a versão de três cápsulas levaria até 50 anos para ser arquitetada.

Caso o projeto se torne realidade, ele ajudaria as fabricantes a maximizar o uso da fuselagem, um dos componentes mais caros dos aviões. Além disso, a tecnologia permitiria a troca de transporte muito mais rápida para os passageiros.

Veja como o Clip-Air funcionaria no vídeo (em francês) abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s