Este jato poderia voar do Brasil a Miami em 30 minutos

Um engenheiro canadense idealizou um avião comercial supersônico que poderia atingir velocidades acima de 3.400 m/s. Veja como a aeronave funcionaria

São Paulo – No futuro, talvez você possa viajar de Fortaleza a Miami em apenas 30 minutos. O meio de transporte será o Skeemr, um jato supersônico que poderá atingir velocidade Mach 10, dez vezes a velocidade do som. Isso é o equivalente a 3.400 m/s ou então 12.240 km/h.

Idealizado pelo engenheiro mecânico Charles Bombardier, o veículo voaria cinco vezes mais rapidamente que o Concorde – um avião comercial supersônico anglo-francês aposentado em 2003. O Skeemr teria capacidade para carregar até 75 passageiros.

Caso o projeto se torne realidade, o avião decolará com a ajuda de um sistema magnético movido a eletricidade. A pista teria que ser longa o suficiente para atingir a velocidade supersônica de uma forma que não seja brusca demais para os passageiros.

Depois, com a ajuda de foguetes de propulsão movidos a oxigênio e querosene, a aeronave iria decolar e atingir uma velocidade de Mach 4 (1.360 m/s ou 4.900 km/h). Para acelerar até Mach 10, o piloto ativaria o motor principal e queimaria hidrogênio e oxigênio comprimidos.

De acordo com Bombardier, os motores do avião estão sendo desenvolvidos pelos Estados Unidos e pela a China. Levará anos para ver os motores em drones militares. Mas talvez, em um futuro distante, eles possam ser usados por passageiros para atravessar oceanos em alta velocidade, disse o engenheiro em um artigo.

Ficou curioso? O vídeo abaixo (em inglês) mostra como o motor do avião funcionaria:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s