Primavera pode chegar três semanas antes em 2100, diz estudo

Antecipação da estação pode trazer problemas para a fauna e a flora

São Paulo – A primavera pode chegar com 23 dias de antecedência em 2100 na América do Norte. De acordo com um estudo publicado no Environmental Research Letters, que levou em conta a tendência climática de 1950 até os dias atuais e projetou o futuro até o final deste século, isso pode trazer problemas para a fauna e a flora.

Pássaros migratórios, habitados a mudar de local em determinadas épocas do ano, podem ficar confusos com a mudança climática e os bandos das espécies que optarem por adiar a viagem podem sofrer baixas. Animais que hibernam no inverno também devem ter problemas de adaptação à chegada antecipada da primavera.

As flores que desabrocharem antes da hora podem, ainda, ser afetadas, especialmente as que não têm proteção contra temperaturas mais frias. 

Isso aconteceria devido às “primaveras falsas”, períodos que parecem ser o início da primavera seguidos de ondas de frio do inverno.

“Estamos expandindo a nossa pesquisa para cobrir todos os tipos de temperaturas extremas, incluindo secas e ondas de calor”, afirmou Andrew Allstadt, um dos autores do estudo. “Particularmente, estamos interessados em saber como elas afetam a migração de pássaros em refúgios de vida silvestre.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s