EUA aprovam comercialização de primeiro medicamento impresso em 3D

O Spritam é um comprimido solúvel que combate convulsões em crianças e adultos

O FDA, órgão americano responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, aprovou a fabricação do primeiro medicamento fabricado por uma impressora 3D: um comprimido solúvel que combate convulsões.

A empresa Aprecia Pharmaceuticals anunciou na segunda-feira (3) que o FDA aprovou o consumo do Spritam por adultos e crianças que sofram de alguns tipos de convulsão causados por epilepsia.

O comprimido é fabricado por meio de impressão 3D e se dissolve quando entra em contato com a água. A farmacêutica americana afirma que seu sistema de impressão pode injetar doses maiores da droga em cada comprimido individual, e espera lançar o Spritam durante o primeiro trimestre de 2016.

Cada comprido do Spritam possui 1 000 mg de levetiracetam, medicamento comum em remédios para epilépticos, além de ser “super poroso”, isto é, se dissolve na boca do paciente assim que ele ingere a droga.

A FDA já havia aprovado anteriormente a comercialização de aparelhos médicos, como próteses, feitos com impressoras 3D. Uma porta-voz da agência confirmou que a nova droga é o primeiro medicamento controlado que usa o processo.

Em um comunicado, a Aprecia afirmou que planeja desenvolver outros medicamentos usando sua plataforma 3D nos próximos anos, incluindo outras drogas neurológicas como o Spritam.

Fonte: Reuters

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s