Europa enviará missão para investigar universo escuro

Cientistas estudaram o projeto até os últimos detalhes e agora iniciarão a construção da nave para o lançamento, que deve ocorrer em 2020

Barcelona – A nave que será usada na nova missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para estudar o universo escuro, Euclid, está pronta para ser construída e deve ser lançada ao espaço em 2020.

“Temos certeza do êxito científico da missão, que nos revelará a estrutura do universo e nos ajudará a entender a enigmática energia escura”, disse Francisco Castander, pesquisador do Instituto de Ciências do Espaço de Barcelona (IEEC-CSIC), que participa do projeto, além de ser membro da equipe da ESA e coordena a missão na Espanha.

“É um grande passo para a missão. Avaliamos todos os elementos e temos a certeza que a missão é factível e poderemos fazer ciência”, afirmou o chefe do projeto Euclid, Guiseppe Raca.

A missão Euclid tem como objetivo investigar a matéria e a energia escura.

Em 2011, foi selecionada como uma das missões de classe média da ESA.

Desde então, os cientistas estudaram o projeto da missão até os últimos detalhes e, após a aprovação deles, agora iniciarão a construção da nave para o lançamento, que deve ocorrer em 2020.

A nave, com um telescópio de 1,2 metros de diâmetro, orbitará ao redor do ponto L2 de Lagrange, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, e obterá dados durante seis anos para revelar os segredos mais obscuros do universo.

Atualmente, os astrofísicos só sabem que menos de 5% da matéria tem forma visível.

O restante, a matéria escura, não pode ser vista, mas sua existência pode ser inferida a partir dos seus efeitos gravitatórios.

A Euclid cartografará as formas, posições e movimentos de 2 mil milhões de galáxias ao longo de mais de um terço da abóbada celeste.

A análise de dados permitirá que os astrônomos conheçam com mais detalhes as características e o comportamento da matéria escura.

A missão Euclid é formada por mais de mil cientistas de 100 instituições de 13 países europeus.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s