Explosão de petróleo pode ter acabado com os dinossauros

Cientistas acreditam que o meteoro que caiu no México pode ter acertado uma grande reserva de petróleo

Já é quase unânime a teoria de que os dinossauros foram extintos por causa da queda de um imenso meteoro na região que hoje é o México. O que os cientistas ainda estão descobrindo são os detalhes da extinção.

Um estudo publicado na revista de divulgação científica Nature afirma que o corpo celeste pode ter acertado uma imensa reserva de petróleo na queda – o que provocaria uma explosão enorme e uma quantidade ainda maior de fuligem lançadas no céu.

A hipótese foi traçada a partir de análises do solo em lugares distantes, como o Haiti e a Espanha, em que havia restos da queima de hidrocarbonetos datados do fim do período Cretáceo.

Para que acontecesse o estrago esperado, a quantidade de fuligem jogada na atmosfera teria de ser cerca de 1,5 bilhão de toneladas – o que explicaria a extinção da maior parte dos dinossauros, mas também a sobrevivência de crocodilos e outros animais. Apenas uma explosão de petróleo explicaria essa quantidade de fuligem.

“A teoria é muito plausível. É um dos melhores estudos que já li sobre o assunto”, disse à revista alemã Der Spiegel o diretor do museu Senckenberg, em Frankfurt.

O impacto do meteoro, de 10 quilômetros de tamanho, acabou com 90% da vida terrestre (embora só tenha matado 12% das espécies aquáticas). As cinzas diminuíram a entrada de raios solares na atmosfera, o que fez com que a temperatura do planeta caísse entre 6 e 9 graus.

A escuridão impossibilitou a fotossíntese, matando as plantas, os herbíferos e os carnívoros em uma sequência destruidora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s