Facebook, WhatsApp e Instagram estão dominando o mundo

O CEO Mark Zuckerberg anunciou ontem o relatório trimestral do Facebook e mostrou que os aplicativos da empresa estão se tornando cada vez mais populares

São Paulo – O Facebook atingiu, pela segunda vez, a marca de um bilhão de usuários acessando a rede social em um único dia. Assim, se existem sete bilhões de seres humanos no planeta, cerca de uma em cada sete pessoas checa o Facebook a cada dia.

Mark Zuckerberg anunciou essa façanha ontem, junto aos resultados trimestrais de outros apps da empresa – como WhatsApp e Instagram.

O Facebook pode ser a maior rede social do momento, com 1,55 bilhão de usuários, mas o WhatsApp não fica para trás. O app de conversas em texto e áudio já tem 900 milhões de pessoas por mês utilizando seus recursos.

Com 200 milhões de usuários a menos do que o WhatsApp, o Messenger atinge 700 milhões de indivíduos por mês. Nos últimos meses, o Facebook anunciou algumas mudanças no aplicativo que podem ter colaborado para esse número.

Uma delas é a aceitação de usuários que não possuem uma conta no Facebook. Agora, o usuário precisa apenas cadastrar o nome e o número do telefone – um recurso que já era conhecido pelas pessoas que usavam o WhatsApp.

Outra alteração feita no app foi a permissão de envio de mensagens mesmo que o outro usuário não tenha um número de celular e não seja seu amigo no Facebook. Com essa atualização, o indivíduo é notificado quando recebe uma mensagem.

Adquirido pelo Facebook em setembro de 2012, o Instagram já é acessado mensalmente por 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, mais de 80 milhões de fotos são compartilhadas diariamente no serviço.

Além desses dados, Zuckerberg também anunciou que o Internet.org, a plataforma que leva conexão à internet a locais que ainda não estão conectados, já é acessada por mais de 15 milhões de pessoas em 19 países.

Dados: os números do Facebook cresceram desde o último relatório trimestral (Facebook/Mark Zuckerberg)

Acesso pelo smartphone

De acordo com David Wehner, diretor financeiro da rede social, 1,4 bilhão de usuários utilizam seus smartphones para acessar o Facebook cada mês – sendo que um bilhão dessas pessoas usa o sistema Android.

“O mobile continua a impulsionar o nosso crescimento”, disse Wehner durante uma reunião com investidores, relata a Wired.

Desse modo, a publicidade em dispositivos móveis torna-se cada vez mais importante para o Facebook. No último trimestre, a publicidade móvel respondeu por mais de três quartos da receita de publicidade da rede social, segundo o relatório da empresa.

Popularização dos vídeos

Os vídeos no Facebook são cada vez mais visualizados pelos usuários da rede social. Pelo menos é o que mostra o relatório trimestral da empresa. Segundo Zuckerberg, os vídeos no Facebook têm mais de oito bilhões de visualizações diárias.

Esse número é o dobro do que a média de contagem anunciada pela companhia em abril desse ano – e oito vezes a quantidade de vídeos vistos diariamente na plataforma em setembro de 2014.

Vale ressaltar que o Facebook não conta a visualização de vídeos da mesma maneira que seu maior concorrente, o YouTube. Na plataforma do Google, uma visualização é contada após a reprodução de 30 segundos de conteúdo. Já no Facebook é preciso apenas três segundos para que a visualização seja validada.

Além disso, os vídeos são reproduzidos automaticamente no Facebook. Isso significa que, se o usuário passar por um vídeo na linha do tempo e ficar três segundos (sem nem mesmo ver o conteúdo) parado, o algoritmo da rede social irá contar como uma visualização.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s