Facebook vai levar recurso do WhatsApp ao Messenger

A ferramenta pode causar polêmica com as autoridades brasileiras

São Paulo – O Messenger ganhou um novo recurso que deve melhorar a segurança de seus usuários. Em breve, todas as mensagens que você enviar ou receber no app serão codificadas de ponta a ponta. As mensagens poderão ser lidas apenas pelos envolvidos na conversa, nem a empresa ou hackers terão acesso ao conteúdo.

Chamado de “conversas secretas”, o recurso funcionará apenas a partir de um smartphone, tablet ou computador selecionado pelo usuário. Assim, o Facebook não precisa distribuir chaves de criptografia exclusivas para vários dispositivos.

Outra característica interessante da ferramenta é o temporizador. Com ele, o usuário pode definir por quanto tempo uma mensagem ficará disponível para a outra pessoa. Além disso, as mensagens criptografadas serão limitadas no formato. Desse modo, não espere que GIFs e vídeos sejam protegidos pelo recurso.

O WhatsApp (que também é do Facebook) introduziu este tipo de criptografia em abril deste ano. No entanto, diferentemente do Messenger, a ferramenta foi aplicada a todas as mensagens – até as conversas em grupo.

Com esse tipo de criptografia, a empresa não poderá passar informações de conversas ao governo e outras autoridades que eventualmente requisitem o material. Isso pode levar a algumas polêmicas com as autoridades, como o bloqueio do WhatsApp por ordem judicial em maio deste ano.

O recurso está em fase de testes e foi liberado para um número específico de pessoas. De acordo com um comunicado do Facebook, o “conversas secretas” ficará disponível para todos os usuários em breve.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s