Ford cria traje que simula efeito de drogas durante direção

A montadora desenvolveu uma roupa especial para ensinar aos adolescentes que dirigir sob o efeito de drogas não é uma boa ideia

São Paulo – A Ford criou um traje que simula os efeitos do uso de maconha, cocaína, ecstasy e outras drogas ilícitas no corpo de uma pessoa ao dirigir um veículo. Chamado de roupa de motorista drogado pelos cientistas da empresa, ele vem acompanhado de joelheiras, munhequeiras, cotoveleiras, óculos, headphones e pesos nos pés.

Os equipamentos reproduzem a baixa coordenação motora, a visão distorcida e o tempo de reação lento sentido por usuários de drogas quando estão no volante. O headphone, por exemplo, toca músicas para confundir e distrair, os sensores nos punhos tremem para reduzir os movimentos e os óculos tem luzes internas que provocam a visão borrada.

Os usuários de drogas às vezes veem luzes piscando no seu campo periférico, que os óculos reproduzem, e os fones de ouvido geram sons imaginários. Os óculos também geram sensações visuais coloridas, um efeito colateral do uso de LSD, disse Meyer-Hentschel Gundolf, presidente do Instituto Meyer-Hentschel (parceira da montadora nesse trabalho), em um comunicado da Ford.

Traje completo: a roupa reproduz baixa coordenação motora e tempo de reação lento (Reprodução/YouTube)

O desenvolvimento da roupa especial está relacionado com o Driving Skills For Life, um programa da montadora para ensinar adolescentes as habilidades necessárias para uma condução segura. A nova criação é uma variação da “roupa de motorista bêbado”, que a montadora criou no ano passado.

Em comunicado, Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito da Ford, explicou que a criação da roupa especial irá aprofundar as pesquisas na área e sensibilizar o público. Dirigir após consumir drogas pode trazer consequências fatais para o motorista, passageiros e outras pessoas nas ruas.

De acordo com dados de 2014 da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), 22,5% dos condutores brasileiros testaram positivo para uso de drogas (ilícitas, medicamentos prescritos ou não prescritos).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera a utilização de drogas ou álcool no volante como infração gravíssima. A multa é de 1.915,40 reais, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo e detenção de seis meses a três anos. 

O vídeo abaixo mostra como o traje funciona:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s