França lança aplicativo de alerta terrorista

O aplicativo, que é gratuito para download em francês e inglês, enviará aos usuários um aviso em caso de suspeita de ataque

Um novo aplicativo de smartphone para alertar os usuários para possíveis ataques terroristas foi lançado pelo governo francês nesta quarta-feira, antes do início da Eurocopa, em meio a crescentes preocupações com a segurança na competição.

O aplicativo, que é gratuito para download em francês e inglês, enviará aos usuários um aviso “em caso de suspeita de ataque”, disse o ministério do Interior, responsável pelo lançamento do serviço.

Ele também alertará os usuários – que precisam ativar sua geolocalização – sobre os “acontecimentos inesperados”, como, por exemplo, o rompimento das defesas contra inundações.

Os alertas aparecerão no aplicativo menos de 15 minutos depois de o incidente ter sido confirmado pelas autoridades, e serão personalizados de acordo com a localização exata do usuário.

O governo disse que o aplicativo foi desenvolvido após os ataques terroristas de novembro de 2015 em Paris – que incluíram o Stade de France – que deixaram 130 mortos.

Na terça-feira, a Grã-Bretanha alertou os torcedores que se dirigem à França para a competição de futebol que havia uma “alta ameaça de terrorismo” e que os estádios, “fan zones” e transportes eram alvos potenciais.

A Eurocopa, que dura um mês, começa na sexta-feira e deve atrair dois milhões de visitantes à França.

Os usuários do aplicativo também poderão monitorar alertas de até oito zonas geográficas diferentes, permitindo que verifiquem locais onde familiares ou amigos estejam.

Também fornecerá conselhos sobre como permanecer seguro, com informações adaptadas a cada situação particular, acrescentou o ministério.

O governo espera que o aplicativo ajude os usuários a espalhar informações confiáveis e oficiais sobre a situação de segurança nas redes sociais.

Isso pode ajudar a evitar que linhas diretas de serviços de emergência da França fiquem sobrecarregadas, explicou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, acrescentando que o aplicativo “manterá o público atualizado com o que sabemos”.

Apesar de ter sido lançado para a Eurocopa 2016, ele continuará sendo utilizado após a competição.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s