Golpe no WhatsApp engana usuários com cupom de R$ 500 no McDonald’s

Mensagem pede que vítima compartilhe a falsa pesquisa de mercado com mais dez amigos

A empresa de segurança digital Eset detectou nesta semana um novo golpe de WhatsApp aplicado no Brasil. O truque visa roubar informações dos usuários dos aplicativo utilizando uma mensagem falsa da rede de fast-food McDonald’s.

O texto leva a potencial vítima a responder uma pesquisa de quatro perguntas para ganhar um dos 150 vales que dão crédito de 500 reais em alimentos vendidos no McDonald’s.

Antes de receber o cupom, o usuário precisa compartilhar a mensagem falsa com mais dez amigos em menos de 244 segundos. Depois disso, a página pede o número de telefone da vítima para enviar o prêmio.

Os pesquisadores indicam que os responsáveis por esse golpe usam a geolocalização do WhatsApp para informar ao usuário que o suposto valor obtido poderá ser gasto na unidade do restaurante mais próxima.

“Nos passos seguintes, fica evidente que não se trata de uma pesquisa de mercado, nem da abertura de uma unidade do restaurante, nem de nada parecido: é uma farsa que busca persuadir as pessoas para que entreguem suas informações e propaguem o golpe para os seus contatos”, de acordo com a Eset.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s