Google exige que smartphones Android 6.0 sejam codificados

Medida tomada pela empresa aumenta a segurança dos usuários, mas tem um custo em desempenho.

São Paulo — Seguindo o que fez a Apple, com o iOS 8, o Google agora exige que todos os smartphones que utilizem seu novo sistema Android, o 6.0 Marshmallow, tenham os dados criptografados de fábrica.

A medida é uma forma de proteger os usuários, já que, mesmo que um hacker mal intencionado consiga dados do smartphone, não poderá lê-los, devido à criptografia.

Um ponto negativo da medida é que desencriptar arquivos é um processo que requer certo poder de processamento e acaba diminuindo o desempenho dos smartphones. A funcionalidade já está disponível desde o sistema Android 3.0, mas esta queda no desempenho fazia com que a encriptação fosse opcional.

Com dispositivos mais potentes e criptografia disponível via hardware em novos chipsets, a queda no desempenho não será tão notável. Os primeiros dispositivos a atender a essa exigência são o Nexus 5X e o 6P, ambos lançados pelo próprio Google.

Novos dispositivos que não possuírem os requisitos mínimos para suportar desencriptação frequente de arquivos serão isentos da obrigação. A empresa não disse quais são estes requisitos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s