Google pode lançar smartphone próprio neste ano

Google estaria trabalhando no lançamento de um smartphone com sua própria marca, diz jornal britânico. Seria uma espécie de Nexus com produção do Google

São Paulo – A cada ano, o Google se junta com uma fabricante de smartphones para lançar o Nexus. Os produtos da linha usam o sistema Android como o Google pensa nele, ou seja, “puro”. Os produtos da linha Nexus acabam sendo metade como pensado pela empresa e metade com a visão de uma fabricante de hardware—LG, Samsung e HTC foram algumas delas.

Mas imagine só se o Google pudesse pensar um smartphone por completo e ter o sistema Android rodando em um smartphone que seja exatamente como a empresa gostaria? Isso pode acontecer ainda em 2016, de acordo com uma reportagem do jornal inglês The Telegraph.

O jornal afirma que falou com fontes que têm conhecimento sobre os planos do Google. A empresa, neste momento, estaria conversando com operadoras de telefonia móvel sobre a chegada de um smartphone com a marca Google.

O novo aparelho, de acordo com fontes, seria lançado até o final deste ano e daria controle total para o Google: design, especificações técnicas, entre outros aspectos.

Para analistas, o movimento do Google tem dois objetivos: manter maior controle sobre o produto final e aumentar a margem de lucro (o mercado de altos preços hoje é quase completamente controlado pela Apple).

“Eles estão preocupados que o Android está fragmentado e que precisa se tornar uma plataforma mais controlada. Acho que eles irão buscar esse controle, assim como a Apple faz”, disse ao Telegraph Bem Wood, analista na consultoria CCS Insight.

O texto do jornal ainda fala sobre o ciclo de tempo para atualização do sistema Android. Algumas fabricantes demorariam muito para permitir que o usuário baixasse a versão mais recente.

Números do Google mostram que a versão mais popular do seu sistema hoje é a 4.4 KitKat, que foi lançada em outubro de 2013. Com lançamento em meio de 2015, a versão mais recente, 6.0 Marshmallow, está presente em apenas 10% dos aparelhos com Android ao redor do mundo.

Por outro lado, 84% dos usuários de dispositivos da Apple estão com a versão mais recente do sistema, o iOS 9. Essa pode ser uma questão na qual o Google tem interesse de trabalhar.

Recentemente, o Google contratou Rick Osterloh, que era CEO da Motorola, para uma nova divisão de hardware da empresa. Hoje, ele seria o responsável pela equipe que estaria criando esse smartphone para ser lançado neste ano.

Por outro lado, é difícil que ele tenha tido envolvimento direto, já que sua chegada (ou volta, já que comandava a Motorola quando ela fazia parte do Google) é muito recente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s