Instagram não exibirá mais publicações em ordem cronológica

A partir de agora, o serviço de fotos e vídeos irá exibir primeiro as publicações de perfis que você mais interage ou curte

São Paulo – O Instagram anunciou nesta terça-feira, 15, uma alteração polêmica no funcionamento do aplicativo.

A partir de agora, o serviço de fotos e vídeos irá exibir primeiro as publicações de perfis que você mais interage ou curte. Ou seja: as postagens não serão mais exibidas em ordem cronológica, como é feito desde 2010, quando o aplicativo foi lançado.

Sem dar data exata para o lançamento do novo recurso, o Instagram, que pertence ao Facebook, disse que o algoritmo deverá ser implementado aos poucos para seus usuários nos próximos meses.

De acordo com a empresa, todas as publicações continuarão a ser exibidas, só que com uma ordem diferente e definida pelo algoritmo.

“A organização das fotos e dos vídeos no seu feed será feita com base na probabilidade de você se interessar pelo conteúdo, no seu relacionamento com a pessoa que está publicando e no momento que a publicação se deu”, explica o Instagram, por meio de uma nota.

Assim, o serviço de compartilhamento de fotos e vídeos deverá empregar um algoritmo como o do Facebook, que “aprende” com os hábitos do usuários para tentar se ajustar.

Como justificativa, a empresa disse que as pessoas não veem, em média, 70% dos seus feeds. “Ficou mais difícil acompanhar todas as fotos e vídeos que as pessoas compartilham”, disse o Instagram, por meio de nota.

“Isso quer dizer que muitas vezes você não vê publicações que pode considerar importantes.” Além desta mudança, o aplicativo, recentemente, gerou reações negativas após inserir publicidade no feed, poluindo a experiência das pessoas.

Para alguns especialistas, o uso de algoritmo é um efeito direto do aumento de publicidade, já que a empresa poderia fazer o mesmo que faz no Facebook: monetizar o alcance das publicações, exigindo o pagamento para promover fotos ou vídeos dentro do algoritmo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s