LG Fireweb D300

logo-infolab

O LG Fireweb D300 é um dos primeiros smartphones do mundo a rodar o sistema Firefox OS, assim como o Alcatel One Touch Fire. Com uma configuração fraca, o aparelho é voltado para o público que busca um aparelho de baixo custo com desempenho razoável. 

Um destaque é a facilidade de uso do sistema. Quem nunca teve um smartphone pode encontrar no smartphone um passaporte de entrada no mundo dos aplicativos móveis. Muito mais simples do que o Android e o que o iOS, todas as opções úteis para o dia a dia são fáceis de encontrar. 

Outro ponto positivo é que os sites se tornam aplicativos no sistema desenvolvido pela Mozilla. Em vez de conter uma aba de favoritos, como acontece, por exemplo, no Google Chrome móvel, quando o usuário marca que gostou da página, um atalho é instalado na lista geral de aplicativos do sistema.

Uma desvantagem do aparelho é a tela de 320 por 480 pixels, que é capacitiva, oferecendo teoricamente bom responsividade, por vezes não reconhece os toques do usuário, sendo necessário repetir o comando. 

O Firefox OS ainda é um sistema imaturo. Funções básicas de interface ainda não foram implantadas e a experiência de uso é bem elementar. Por exemplo, não é possível copiar e colar texto. Outro problema aparece quando o usuário digita uma senha de Wi-Fi errada. É necessário entrar em um sub-menu de redes sem fio e esquecer o SSID (nome e senha) da rede em questão. Além disso, não é possível criar pastas para organizar os aplicativos, como acontece no iOS, do iPhone da Apple.

Há poucas opções de customização: o usuário pode trocar o papel de parede, alternar entre uma lista limitada de toques e alarmes, e escolher até 7 aplicativos para a barra de atalhos inferior, mas não é possível trocar a interface do aparelho com um app de laucher, como acontece no Android.

No entanto, a velocidade do Firefox OS no LG Fireweb é maior do que no Alcatel One Touch Fire. Em parte, isso se deve à configuração de hardware mais potente. Mas o sistema em si em ambos aparelhos é idêntico, exceto por alguns detalhes. São eles:

– Configuração do brilho na tela do Fireweb não possui a opção de luminosidade automática que existente no OneTouch;  

– Enquanto que o Fireweb na barra de pesquisa possui a palavra “Tudo…”, o One Touch possui a frase “Estou pensando em…”

Quanto à ergonomia, o aparelho da LG pode ser usado sem problemas com apenas uma mão, já que a sua tela não é muito grande, como acontece em alguns smartphones da Samsung. Tanto o One Touch Fire, quanto o Fireweb não possuem um botão para atalho de acesso à câmera, o que é um problema significativo para o uso cotidiano. 

Outro ponto a considerar é a falta de um botão de voltar no aparelho. Seu design simplificado traz apenas um botão, que, quando pressionado, leva o usuário de volta à tela inicial do sistema.

No geral, o LG Fireweb tem foco em quem precisa de um celular básico com alguns recursos avançados para o dia a dia. Ele não é indicado para quem busca um aparelho completo, com um bom ecossistema de aplicativos – nesse caso, o Android é uma melhor escolha. Já quem quer um smartphone simples para se adaptar ao mundo dos aplicativos móveis, ele pode ser uma ótima opção.

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

 

 

 

Ficha técnica

Processador Qualcomm
CPU ARMv7 1 GHz Single Core
GPU Adreno 200
Tela 4 polegadas
Armazenamento 4 GB (1,75 GB disponível + microSD)
Memória RAM 512 MB
Bateria 6h13
Peso 123 g

Avaliação técnica

Prós A navegação do sistema flui bem; Os sites viram aplicativos para acesso rápido;
Contras Configuração fraca; app de fotos lento e a Configuração da tela de jogos é desproporcional ao tamanho da tela real do aparelho
Conclusão Bom aparelho básico para quem nunca teve experiência com o sistema Android
Configuração 7,1
Usabilidade 7,0
Diversão 6,6
Bateria 7,5
Design 7,7
Média 7.2
Preço R$ 449

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s