LG G5 SE é um bom smartphone com alguns problemas

logo-infolab

São Paulo — A LG trouxe uma versão especial do seu smartphone topo de linha para o Brasil, que é chamada G5 SE. O aparelho tem design único, câmera traseira dupla e bateria removível. Porém, o gadget tem alguns problemas, como a configuração de hardware mais fraca do que a que é vendida no exterior.

Design

O G5 SE tem corpo revestido de alumínio. Com isso, a LG deixa para trás o plástico usado em seus produtos mais caros, como no antecessor G4. Com isso, a empresa se viu desafiada a manter sua tradição: como oferecer aos consumidores um smartphone com esse design premium e manter a bateria removível, um dos principais diferenciais dos produtos da marca?

A LG resolveu esse problema criando um produto sem igual no mercado. Ele é modular. Ele não é tão flexível quanto os gadget do Project Ara, do Google, mas permite que o consumidor remova a bateria ao desencaixar a parte de baixo do smartphone. 

Com isso, a fabricante também oferece suporte para acessórios, como um módulo de reprodução de músicas em alta qualidade ou um módulo de câmera que dá melhor ergonomia para o momento de fotografar, ao mesmo tempo que dá uma bateria extra ao G5 SE.

A tela de 5,3 polegadas com resolução Quad HD. A tecnologia da tela é de pontos quânticos, como era no G4. Mais detalhes sobre esse display você encontra nesta reportagem.

O display grande não é desconfortável na mão, certamente graças às laterais arredondadas e à ótima taxa de aproveitamento da parte frontal do gadget.

Mais uma das escolhas acertadas de design é o posicionamento do botão de desbloqueio. Ele fica na parte central traseira do smartphone e tem sensor de impressões digitais. 

Você pode achar que terá um problema para desbloquear o aparelho quando ele estiver em repouso sobre uma mesa. Mas não terá. Já há alguns anos, a LG tem uma tecnologia que chama de Knock On. Com dois toques sobre a tela, o smartphone desperta e você pode usar o seu PIN ou padrão de acesso para usar o produto sem precisar pegá-lo. 

Câmeras

O destaque do LG G5 SE, sem sombra de dúvida, é a sua câmera traseira. Ela é dupla. Ao contrário do que já vimos no passado, a segunda câmera não serve para tirar fotos tridimensionais. A ideia é que você tenha à disposição um smartphone versátil para a fotografia de retratos e paisagens.

Para tirar fotos de miniaturas ou elementos próximos, você pode usar uma câmera de 16 MP com ângulo de captura de 75 graus. A qualidade das imagens é muito alta e chega a ser comparável com a das imagens feitas com o Galaxy S7, que tem o melhor conjunto de câmeras do momento.

A segunda câmera do G5 SE tem 8 MP e ângulo de captura de 135 graus. Ela é muito útil para fotografar paisagens. Há uma série de comandos manuais que devem agradar os entusiastas da fotografia, mas o modo automático desse smartphone já consegue gerar imagens ótimas. Por se tratar de um smartphone topo de linha, só faz falta o controle da velocidade do obturador, algo que o S7 edge tem.  

A câmera frontal registra imagens com 8 MP e tem recurso de embelezamento de rostos. A qualidade das selfies feitas com esse smartphone é ótima.

Configuração

Quem acompanha notícias de tecnologia já deve saber. O G5 SE leva o nome de edição especial por ser diferente do que é vendido em mercados como Coreia do Sul, Europa e Estados Unidos. O que muda nessa versão nacional? Dois componentes essenciais para um bom desempenho: processador e memória RAM.

O G5 SE tem processador Qualcomm Snapdragon 652 octa-core e há 3 GB de RAM. A versão internacional tem chip Snapdragon 820 quad-core (o componente mais sofisticado da Qualcomm no mercado atual) e 4 GB de RAM.

O que acontece por conta disso é que o smartphone da LG não dá conta de enfrentar um concorrente verdadeiramente topo de linha, como o Galaxy S7 edge. Nos testes de desempenho, chamados benchmarks, fica bastante clara a diferença entre eles.

AnTuTu (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
G5 SE 62337
Xperia Z5 Premium 73159
Galaxy S7 edge 129618
Moto X Force 75272
Basemark OS II (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
G5 SE 1077
Xperia Z5 Premium 1299
Galaxy S7 edge 2551
Moto X Force 1161
Vellamo (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
G5 SE 3293
Xperia Z5 Premium 3835
Galaxy S7 edge 5201
Moto X Force 3817
Geekbench 3 (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
G5 SE 4036
Xperia Z5 Premium 3639
Galaxy S7 edge 6415
Moto X Force 2289

Fora esse downgrade pelo qual o produto passou para chegar ao mercado brasileiro com preço, ainda assim, acima de 3 mil reais, as demais especificações técnicas são as normalmente vistas em um smartphone sofisticado. Há tecnologias de geolocalização A-GPS, GLONASS e BDS, Wi-Fi padrão AC, 4G e 32 GB de espaço de armazenamento interno, fora o suporte para cartões microSD de até 256 GB.

Sistema

O G5 SE tem Android Marshmallow com modificação pesada de interface. O Android está tão diferente que chega a se assemelhar ao iOS. Em especial, por causa da ausência da sessão que mostra todos os aplicativos instalados. 
Ou seja, com isso, todos os aplicativos precisam ficar nas telas iniciais do sistema. O jeito é organizar tudo em pastas ou você terá várias telas iniciais. 

O smartphone vem com uma série de apps úteis e pouco úteis instalados. O mais legal é o LG Health. Ele é um app que monitora suas caminhadas ao longo do dia e permite que você trabalhe em prol de uma meta (como emagrecer e atingir o peso ideal).

A personalização de sistema mais legal é a tela sempre ativa (recurso também visto no S7 edge). Ela mostra horário, data e notificações de aplicativos. Neste último ponto, ele é melhor do que o gadget da Samsung, que mostra só interações do sistema nessa tela, como ligações perdidas ou SMS. O G5 SE mostra qualquer notificação de app. Porém, para vê-las, é preciso desbloquear o aparelho, diferentemente do que acontece na Moto Tela, dos aparelhos da linha Moto, como o Moto G4 Plus.

Bateria

A bateria do G5 SE durou bem pouco nos testes do INFOlab. Foram 6h30. Isso é metade do que durou o concorrente Galaxy S7 edge sob as mesmas condições. 

No dia a dia, por outro lado, a bateria chegou a durar quase o dia todo, com uso moderado.

Algo que é ao mesmo tempo bom e ruim é que o conector de carregamento e transferência de dados é um USB Type-C. Esse conector ainda pode ser chamado de futurístico, uma vez que poucas fabricantes de dispositivos Android o adotaram. Duas empresas chinesas usam ele, a OnePlus e a Meizu.

O carregamento é veloz no G5 SE. Após uma hora e meia na tomada, o aparelho já está com uma carga completa.

Vale a pena?

O preço sugerido do G5 SE é de 3.499 reais, o que o posiciona como o smartphone mais caro da LG e o coloca na concorrência com nomes como Moto X Force, Zenfone Zoom e Galaxy S7 e sua versão edge. Todos esses aparelhos têm melhor desempenho por ter hardware melhor.

A grande vantagem do G5 SE é a sua câmera dupla, sem igual no mercado. Quem considera a câmera, bem como o design refinado como itens indispensáveis para um smartphone, encontra uma boa opção no gadget da LG.

 

Ficha técnica

Sistema operacional Android Marshmallow
Processador Qualcomm Snapdragon 652
CPU Quad-core 1.8 GHz Cortex-A72 e quad-core 1.2 GHz Cortex-A53
GPU Adreno 510
RAM 3 GB
Armazenamento 32 GB + microSD 256 GB
Conexões 4G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot, Bluetooth 4.2, NFC
Tela 5,3” (1440 x 2560 pixels)
Peso 156 g
Bateria 2800 mAh
Câmeras 8 MP/16MP e 8 MP

Avaliação técnica

Prós Conjunto de câmeras sem igual no mercado, design premium e bateria removível.
Contras Configuração de hardware inferior a outros produtos topo de linha; baixa duração de bateria em uso intenso.
Conclusão Produto indicado para quem considera a câmera como item primordial em um smartphone.
Configuração 6.5
Usabilidade 8.0
Foto 9.3
Bateria 6.5
Design 9.0
Média 7.9
Preço R$ 3.499

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s