Microsoft cria versão própria do Linux

A gestão de Satya Nadella tem transformado a empresa

A Microsoft anunciou, nesta sexta-feira (18), sua própria distribuição do Linux. A Azure Cloud Switch é descrita pela empresa como um “sistema operacional modular multi-plataforma para redes de data center construído no Linux”. O objetivo é usá-la na infraestrutura de redes de companhias de grande porte. 

No blog oficial da Microsoft, Kamala Subramaniam, arquiteta principal da Azure Networking, escreve que o novo sistema “permite depurar, corrigir e testar erros de software de maneira muito mais rápida”.

Outra vantagem do Azure Cloud Switch é que ele traz melhorias para o gerenciamento de switches em um datacenter, já que aparelhos com Apache seriam identificados pela interface do Azure como um servidor com Windows. Isso minimiza o trabalho necessário para lidar com essas máquinas, melhorando a eficiência da Microsoft nesse segmento corporativo.

Dona do Windows, um sistema operacional proprietário, a Microsoft sempre rivalizou, no mercado de consumo, com distribuições do Linux, como o Ubuntu, Mint ou Debian. Todos esses sistemas são de código aberto.

Sob o comando de Satya Nadella, a Microsoft adotou uma postura mais aberta nos últimos anos. O primeiro sinal disso foi o lançamento do Office para iPads e aparelhos com sistema Android. Essa postura foi mantida, com o lançamento do Windows 10 como um update gratuito. Um engenheiro da empresa chegou a afirmar até mesmo que o código do Windows poderia, um dia, ser aberto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s