Morre Ian Murdock, um dos pioneiros do Linux

Murdock tinha 42 anos

Washington – O fundador do Debian, Ian Murdock, membro da fundação Linux e um dos maiores expoentes do software livre, morreu nesta semana aos 42 anos, confirmou nesta quinta-feira o blog da plataforma aberta de desenvolvedores Docker.

“Debian lamenta o falecimento de Ian Murdock, firme partidário do software livre e aberto, pai, filho e o ‘ian’ em Debian”, afirmou a companhia em comunicado.

Murdock, germânico-americano, fundou em 1993 o Debian, um sistema operacional livre, baseado em Unix e um dos softwares mais utilizados por equipamentos informáticos e programadores de todo o mundo.

“O enfoque de Ian foi criar uma comunidade de distribuição que fizesse o correto ética e tecnicamente”, explicou o Debian.

Murdock foi chefe tecnológico da fundação Linux e em 2003 se tornou vice-presidente da Sun Microsystems até que a empresa foi adquirida pelo fabricante de software Oracle.

Posteriormente desenvolveu sistemas na nuvem e passou a trabalhar para a companhia Salesforce.

No último mês de novembro, Murdock deixou a empresa para somar-se a Docker, uma plataforma aberta para desenvolvedores de software.

As causas da morte ainda não foram esclarecidas, mas suspeita-se que tenha sido suicídio.

Antes de morrer, Murdock publicou uma série de tweets no qual fala em se matar após ser agredido por policiais e ter que gastar US$ 25 mil para pagar sua fiança justamente pela acusação contrária: agredir policiais. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s