Motorista dorme com piloto automático de Tesla ligado

Vídeo publicado no YouTube mostra motorista dormindo enquanto piloto automático de seu Tesla dirige. Empresa diz que sistema não deixa o carro autônomo

São Paulo – Um vídeo publicado no YouTube mostra o que parece ser um motorista dormindo enquanto o piloto automático de seu Tesla faz todo o trabalho duro. É difícil confirmar se a pessoa, de fato, não estava acordada, mas é o que o vídeo indica. Você pode assistir ao vídeo no final deste texto.

Apesar de bastante desenvolvido, o piloto automático presente nos modelos dos veículos Tesla não é um sistema completamente autônomo. Aliás, a própria Tesla já alertou seus clientes sobre isso algumas vezes. Em uma delas, ela foi bem específica, dizendo que não se deve dormir e usar o piloto automático de seus carros.

Com 13 sensores bastante desenvolvidos, o piloto automático da Tesla é capaz de acelerar, frear, mudar de faixas no trânsito e evitar obstáculos. Apesar de extremamente capacitado, ele não é um sistema que permite que o carro trafegue sozinho. Consumidores já relataram alguns problemas, como carros querendo fazer curvas que colocariam outras pessoas em risco.

Estamos sendo especialmente cautelosos nesse palco, disse Elon Musk, CEO e fundador da Tesla em um evento no ano passado. Estamos aconselhando motoristas a manter as mãos nos volantes como precaução. Estamos claramente dizendo que esse não é um caso de abdicação de responsabilidade.

Após a viralização do vídeo do YouTube, o site Tech Insider procurou a Tesla para que a empresa comentasse sobre o vídeo e sobre a atitude do motorista.

No pronunciamento, a Tesla reafirma os pontos que falou repetidas vezes anteriormente.

O piloto automático é tranquilamente o mais avançado sistema do tipo, mas ele não transforma um Tesla em um veículo autônomo e não permite que o motorista abdique de responsabilidade. Desde o lançamento, estamos educamos continuamente os consumidores sobre o uso desse recurso, relembrando-os que eles são responsáveis por permanecerem alertas e presentes enquanto usam o piloto automático e que precisam estar prontos para assumir o controle a qualquer momento.

Veja o vídeo do motorista dormindo abaixo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s