Mudança climática causaria degelo descontrolado na Antártida

Uma equipe da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia, percebeu um rápido afinamento da Camada de Gelo Oriental da Antártica

Sydney – A Antártida corre o risco de perder de forma descontrolada suas camadas de gelo diante de qualquer variação climática, o que provocaria uma elevação significativa do nível dos oceanos, alertou um estudo divulgado nesta sexta-feira.

Uma equipe da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia, percebeu um rápido afinamento da Camada de Gelo Oriental da Antártica após estudar as marcas em rochas em diferentes níveis de altitude.

Segundo um comunicado da universidade neozelandesa, as imagens feitas pelos satélites mostram que algumas partes das camadas de gelo antártico estão afinando por causa do aquecimento dos oceanos.

“A descoberta é muito importante para prever a futura contribuição da Antártida às mudanças dos níveis do mar”, disse o chefe da equipe de pesquisadores, Richard Jones.

A principal preocupação é a possível “instabilidade da camada de gelo marinha”, pois um retrocesso de seus contornos poderiam dar lugar a uma perda instável de gelo.

Esta instabilidade pode ser provocada pelo menor aumento da temperatura.

“Pode ser necessária somente uma pequena variação climática para dar início a uma perda descontrolada de gelo capaz de continuar por séculos ou milênios”, advertiu Jones. O estudo foi publicado na revista “Nature”.

Os especialistas garantem que a Camada de Gelo Oriental tem gelo suficiente para elevar o nível dos oceanos em dezenas de metros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s