Nasa cancela lançamento de satélite para Marte

Satélite previsto para ser lançado para Marte em março teve a partida cancelada devido a um vazamento num importante instrumento de pesquisa

Um satélite científico norte-americano previsto para ser lançado para Marte em março teve a partida cancelada devido a um vazamento num importante instrumento de pesquisa, disse a Nasa nesta terça-feira, gerando incerteza sobre o futuro de um esforço muito esperado para estudar o interior do planeta.

A nave, conhecida como InSight, foi desenhada para ajudar os cientistas a aprender mais sobre a formação de planetas rochosos, incluindo a Terra.

O cancelamento levanta dúvidas sobre o futuro dos esforços de pesquisa, uma vez que serão necessários outros dois anos antes de a Terra e Marte se alinharem favoravelmente para um lançamento. A Nasa não tem dito se terá recursos para o programa, limitado a 425 milhões de dólares.

Depois de pousar em Marte, o satélite científico permaneceria estacionado, usando três instrumentos para detectar tremores e outras atividades sísmicas. Ele também foi planejado para medir a quantidade de calor liberada pela subsuperfície do planeta e monitorar as oscilações de Marte – ou variações na sua órbita enquanto ele circula o sol.

Um problema com o sismômetro provocou o cancelamento da partida, disse a agência em comunicado. O instrumento, que foi fornecido pela CNES, agência espacial francesa, tem um vazamento no recipiente que guarda os seus principais sensores.

A CNES consertou uma solda com defeito no tanque a vácuo, mas aparentemente o problema continua, de acordo com a Nasa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s