Novo Tesla Model 3 pode popularizar carros elétricos

Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, anuncia hoje o novo modelo de carro elétrico da empresa. Ele deve ser o com menor preço do portfolio da montadora

São Paulo – Na noite desta quinta-feira, Elon Musk fará um anúncio que pode mudar o mercado automotivo—e que também pode mudar o conceito de transporte da sociedade. O CEO e fundador da Tesla apresentará o novo carro elétrico da empresa em um evento no Tesla Design Studio, na Califórnia.

Se Musk quer de fato salvar o mundo com carros de baixo impacto ambiental, ele precisa que mais pessoas adotem carros elétricos. É exatamente essa a proposta do Model 3. Os veículos desenvolvidos e vendidos pela Tesla até agora são caros demais.

O Model S, um sedan de luxo, sai por volta de 70 mil dólares nos Estados Unidos. O Model X, um SUV, custa ainda mais para o consumidor. A promessa é que o Model 3 possa quebrar essa regra dos altos preços e conquiste um mercado mais amplo.

O preço inicial do novo modelo deve ser de 35 mil dólares. O valor pode cair com incentivos de impostos dados pelo governo. Um incentivo federal, por exemplo, dá 7,5 mil dólares de crédito para consumidores que comprarem um veículo elétrico. Alguns estados ainda têm outros incentivos. Isso, na prática, derrubaria o preço final do Model 3.

Junte ao preço mais baixo, a marca Tesla. Outras montadoras vendem carros elétricos nessa faixa de preço. O Bolt, da Chevrolet, é um deles. Mas, convenhamos, nem a marca nem o modelo têm apelo tão forte quanto a Tesla. A montadora de Musk virou sinônimo de status entre os consumidores, algo como um iPhone dos carros.

(Divulgação/Tesla)

Se até agora a compra dos modelos da Tesla era restrita a um público que adota novas tecnologias cedo, os early adopters, o Model 3 pode mudar esse cenário ao entregar uma opção mais em conta.

A partir de hoje, a Tesla aceita depósitos de mil dólares para que o comprador possa reservar o novo modelo. Algumas pessoas fizeram filas em frente a lojas da Tesla para fazer a reserva—o que serve como outra evidência da força da marca.

O carro

Até agora, o que se sabe sobre o Model 3 são rumores. Ele deve ter autonomia de 320 quilômetros—o que pode aumentar com baterias extras, que custam um pouco mais ao consumidor.

Rumores da indústria apontam que ele deve levar quatro segundos para ir de zero a 100 quilômetros por hora.

No final de 2015, Musk afirmou que os carros da Tesla seriam completamente autônomos dentro de dois anos. As primeiras unidades do Model 3 deverão ser entregues somente a partir do final de 2017. Faz sentido, portanto, esperar ao menos algumas funções de direção autônoma no novo veículo.

(Divulgação/Tesla)

Opcionais

Apesar de um preço base baixo, o Model 3 não deve sair tão barato assim no final das contas. Opcionais interessantes da montadora, como funções de direção autônoma, tração nas quatro rodas e uma bateria maior são cobrados à parte.

Tomemos o Model S como exemplo. Ele tem preço base de 70 mil dólares, mas seus opcionais são caros. Uma estimativa da Morgan Stanley afirma que o preço médio do Model S vendido nos Estados Unidos é de 105 mil dólares (a própria Tesla não divulga o número oficial).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s