O 4G do Brasil está pronto para os Jogos Olímpicos?

Levantamento da OpenSignal mostra qual a situação das redes 3G e 4G no Brasil por quesitos como área de cobertura e velocidade média

São Paulo – Em poucos dias, o Brasil receberá atletas e turistas interessados na Olimpíada. Como qualquer outro evento que se passe nestes tempos, fotos serão capturadas e compartilhadas à exaustão em redes sociais. Mas a rede 4G do Brasil estará pronta para isso?

A Open Signal está publicando hoje seu relatório sobre a situação das redes móveis no Brasil em 2016. Os números divulgados pela empresa mostram como está a evolução na cobertura, velocidade, entre outros indicadores das redes de telecomunicações disponíveis no país.

O documento tem como foco o Brasil inteiro, mas com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a organização liberou alguns números específicos sobre a cidade. Ao comparar números do Rio de Janeiro com as médias nacionais, a sede da competição se sai melhor.

As operadoras campeãs na cobertura 4G do Rio são Nextel e Vivo, que oferecem sinal de alta velocidade por 77,8% e 73,4% do tempo respectivamente. TIM (com 65,6%) e Claro (com 62,6%) também se saíram bem. A exceção aqui é Oi, que vem enfrentando grandes dificuldades financeiras, que cobre menos da metade do território (43,8%) com sinal.

Nacionalmente, o alcance da rede móvel é muito mais pobre. As operadoras com melhores resultados são TIM e Vivo, que têm sinal de 4G disponível por 56% do tempo. A TIM ainda fica à frente por pouco—mas a margem de erro as coloca empatadas.

A campeão de velocidade no 4G é a Vivo, que tem velocidade média de 18,57 Mbps. A margem é grande até a média da Claro, que ficou em segundo lugar, com 11,63 Mpbs de velocidade média.

Abaixo, você pode ver os dados completos sobre velocidade de download em rede 3G e 4G. As médias são nacionais e os dados da OpenSignal.

EXAME.com

()

Para ver os números completos obtidos pela empresa, vá ao site do relatório.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s