O guia definitivo para adultos entenderem o Snapchat

Snaps? Face Swap? Discover? Se você não sabe o que essas palavras significam, você precisar ler esta matéria imediatamente

São Paulo – Seja bem-vindo ao Snapchat. Eu serei sua guia nesta jornada pelo aplicativo utilizado diariamente por 100 milhões de pessoas. A rede social é especialmente usada entre jovens. Se você tem mais de 30 anos ou, simplesmente, ainda não entendeu como essa rede social funciona, esta é a sua chance de se redimir.

Antes de iniciarmos o tour é preciso esclarecer: o problema não é você, é o Snapchat. O app não é instintivo como outras redes sociais. São tantas telas e movimentos que devem ser feito (mas que nunca foram explicados pelo app) que fica difícil compreender como ele funciona.

Não adianta, no entanto, negar a existência do Snapchat. O próprio Facebook notou o potencial do serviço e tentou compra-lo por três bilhões de dólares. Além disso, várias marcas já utilizam a ferramenta para se comunicar com seus consumidores.

Assim, vamos a algumas dicas básicas – outras nem tanto – sobre como utilizar o “fantasminha” (primeira informação: o símbolo do Snapchat é um fantasma).

Glossário

Primeiro, vamos definir alguns termos que aparecerão ao longo deste guia.

Snap: Foto ou vídeo de 10 segundos que é compartilhado entre os amigos.

Histórias: Série de snaps reunidos que ficam públicos e podem ser visualizados um número indefinido de vezes dentro de 24 horas.

Discover: Área com conteúdo produzido por marcas e empresas de comunicação.

Como enviar um snap

A primeira tela do app é a câmera. Basta tocar no círculo na parte inferior da tela para capturar uma foto. Pressionar e segurar o ícone inícia a gravação de um vídeo.

Depois disso, basta escolher os contatos para os quais deseja enviar o snap. A opção “minha história” deixará o conteúdo público, para que qualquer pessoa que siga seu perfil possa ver.

Como ver snaps de outras pessoas

Para isso, são duas opções diferentes. Deslizar o dedo pela tela inicial da esquerda para a direita mostra os snaps enviados particularmente para você. Lá, também é possível conversar usando texto. Estes snaps podem ser vistos apenas duas vezes pelo usuário. Depois disso, esqueça.

A segunda opção é deslizar o dedo na tela inicial da direita para a esquerda. Nessa tela ficam reunidas as histórias de seus contatos. Ao clicar na primeira, você verá todas as atualizações públicas não visualizadas de todos os contatos. Vale lembrar que as histórias podem ser visualizadas quantas vezes você quiser durante as 24 horas desde a sua publicação.

Chats

Talvez você tenha notado que o nome do app pode ser separado em duas partes: Snap e Chat. A segunda significa que você pode conversar com outro usuário como no bate-papo do Facebook. Porém, você perde todas as mensagens trocadas quando sai do Snapchat.

Para visualizar as conversas, basta acessar a tela de snaps particulares. Lá, um toque no ícone do balão da conversa mostra o conteúdo da mensagem.

(Victor Caputo/EXAME.com)

Efeitos

Você pode adicionar efeitos bizarros na sua imagem, como orelhas de cachorro e bigodes. Um dos recursos mais usados atualmente é o Face Swap, que permite a troca de rosto entre pessoas.

Para usar os efeitos, você precisa estar com a câmera frontal aberta no app. Depois disso, clique e seguro no seu rosto por alguns instante. Em seguida irá aparecer uma seleção de recursos especiais introduzidos a seus movimentos faciais.

Textos e emojis

Para incrementar seus snaps com mensagens, toque no ícone de texto – para deixar ele em negrito aperte duas vezes. Você também pode redimensionar o texto ao fazer um movimento de pinça na tela, bem como ajustar a sua cor.

Também é possível inserir emojis nas imagens e nos vídeos. Basta tocar no ícone similar a uma etiqueta e escolher um. Outro recurso interessante é o de esboço, que permite que você desenhe ou escreva o que quiser como se estivesse utilizando uma caneta. Você deve clicar no ícone do lápis para isso.

Filtros

Depois de tirar um snap, você ainda pode adicionar filtros à imagem. Deslize o dedo pela tela para adicionar a temperatura, a hora ou o nome da cidade onde você está. Além disso, você também pode acelerar ou retardar um vídeo se continuar deslizando o dedo na tela.

(Victor Caputo/EXAME.com)

Discover e Ao Vivo

Você se lembra quando eu disse que algumas marcas já utilizam o Snapchat? Algumas delas fazem parte do recurso Discover. Nele, você pode assistir e ler matérias de várias mídias internacionais, como a Cosmopolitan e a CNN.

Para chegar a esta tela, deslize o dedo da direita para a esquerda a partir da tela de histórias.

No mesmo espaço do Discover é possível assistir a vídeos ao vivo. Geralmente são eventos internacionais e festivais de música, como o Lollapalooza e o Coachella. Basta clicar em um deles para assistir a todos os snaps adicionados.

Dicas finais

– Para visualizar o seu perfil no Snapchat, você precisa clicar no ícone do fantasma que aparece na tela principal do app. Nele, é possível ver a quantidade de snaps que você enviou, a sua foto de perfil e também adicionar amigos.

– Você pode adicionar uma pessoa pelo nome, pelos contatos de sua agenda do smartphone ou por proximidade. Outras pessoas podem se tornar seus amigos no Snapchat ao fotografar o fantasma em seu perfil, que funciona como um código de barras.

– Se você quer que seus amigos o encontrem facilmente no app, você deve compartilhar uma imagem do seu perfil no Facebook ou no Instagram e esperar a mágica acontecer.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s