Ouça tudo que você já disse para o Google—e mais um pouco

Todas as buscas por realizadas no Google ficam armazenadas para melhorar o reconhecimento do usuário. Veja como acessar os arquivos

São Paulo – Uma grande funcionalidade do sistema Android, do app do Google ou do Google Chrome é permitir a busca por voz. Isso pode ser feito ao tocar o microfone dentro do aplicativo ou então ao dizer as palavrinhas mágicas “OK, Google”.

O que pouca gente sabe é que essas buscas por voz ficam salvas em forma de arquivos de áudio pelo Google—ou mais, que é possível encontrar e ouvir esses arquivos.

Isso pode ser feito acessando a central de atividades de voz e áudio. Para facilitar a sua vida, você pode clicar nesse link enquanto estiver usando a sua conta Google.

Nessa central estão todas as buscas realizadas por voz. O material é todo organizado cronologicamente. Aquelas que foram reconhecidas pelo Google contam com uma transcrição.

Consegui encontrar buscas antigas que fiz, como “qual a altura da Torre de Pisa?”, “qual é o maior museu do mundo?” ou “queijo Palmira” (apesar de não me lembrar dessa).

O mais estranho de tudo, é que em certos momentos o Google grava alguns instantes de áudio achando que talvez você esteja falando com ele. Consegui encontrar trechos de conversas que tive com amigos e familiares entre meus arquivos de áudio, por exemplo.

O objetivo de armazenar a voz do usuário é melhorar a capacidade de reconhecimento de voz da ferramenta. Talvez você não se lembre, mas concordou que isso fosse feito quando aceitou os termos de serviço do Google.

O Google mantém uma grande quantidade de dados sobre os usuários. Em uma matéria passada, falamos sobre como descobrir o que o Google sabe sobre você. Recentemente, uma atualização no Google Maps passou a mostrar com facilidade o seu histórico de localização.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s