Pesquisa revela que orientação política pode ser definida por genética

Gene relacionado à transmissão de dopamina pode definir se uma pessoa é liberal ou conservadora

Um estudo publicado nesta terça-feira (4) pela revista britânica Royal Society revela que há um vínculo entre a genética e as preferências políticas de cada indivíduo. A pesquisa, liderada por Richard P. Ebstein, da Universidade de Cingapura, analisou o genoma de 1 771 estudantes universitários da etnia “han”, a principal da China, e concluiu que há um vínculo entre uma variante genética e a tendência política.

Segundo os pesquisadores, o gene DRD4, que tem um papel na transmissão da dopamina, pode interferir nas nossas opções políticas, especialmente nas mulheres. A dopamina influi em funções neurológicas como memória, aprendizagem e criatividade.

Estudos anteriores já haviam estabelecido vínculos estreitos entre a opinião política e alguns aspectos da nossa personalidade. Os conservadores, que têm tendência a amar a ordem e uma vida estruturada, seriam mais coerentes ao tomar decisões, enquanto os liberais mostrariam uma maior tolerância diante da ambiguidade e da complexidade, se adaptando melhor a circunstâncias inesperadas.

O estudo destaca que as tendências políticas de cada um também dependem de fatores conjunturais e educativos. “Todos estes fatores devem ser levados em conta para entender as diferentes sensibilidades políticas, e a biologia não pode ser ignorada”, explica Ebstein.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s