Planetas habitáveis como a Terra estão em formação

A Terra teve uma formação precoce no universo

São Paulo – A maior parte dos planetas potencialmente habitáveis, como a Terra, ainda não nasceu. É o que indica um estudo teórico baseado em observações do telescópio Hubble, da Nasa, a agência espacial americana.

Quando a Terra se formou, 4,6 bilhões de anos atrás, somente 8% dos planetas que podem abrigar vida existiam. Os outros 92% ainda estão em processo de formação e eles ainda têm mais 5 bilhões de anos para surgir, ao menos, até que o sol se apague. 

“Comparado a todos os planetas que irão se formar no universo, a Terra está, na verdade, bem adiantada”, afirmou Peter Behroozi, autor do estudo e professor no instituto de observação espacial de Baltimore (STScI).

Com os dados do passado coletados pelo telescópio Hubble, os pesquisadores observaram a formação dos planetas e também notaram que estrelas se formavam rapidamente há 10 bilhões de anos, ainda que a quantidade de hélio e hidrogênio fosse muito pequena à época.

Os cientistas acreditam que ainda haja material o suficiente no espaço para formar novos planetas na Via Láctea e em outras galáxias, sejam elas grandes ou pequenas, desde que tenham gases para a formação de estrelas e sistemas planetários.

A previsão dos astrônomos é que a última estrela se apague dentro de 100 trilhões de anos, o que dá tempo o suficiente para que novos planetas se formem.

Nesta semana, caçadores de planetas encontraram sinais do que pode ser uma estrutura alienígena no espaço, que estaria a 1.480 anos-luz de distância da Terra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s