Por que você não vê os pontos pretos da imagem de uma só vez

Parece que os pontos pretos aparecem e desaparecem por vontade própria. Porém, na realidade, é só mais uma ilusão de ótica atrapalhando o cérebro humano

São Paulo – Doze pontos pretos podem ser vistos onde as linhas cinzas se cruzam na imagem abaixo. Mas, para a maioria das pessoas, é impossível ver todos ao mesmo tempo.

A ilusão de ótica foi publicada pelo desenvolvedor de jogos Will Kerslake em sua conta no Twitter. A publicação já foi compartilhada mais de 17 mil vezes e gerou uma pergunta que a ciência pode responder: por que não conseguimos ver os 12 pontos pretos simultaneamente?

(Twitter/Will Kerslake)

Isso acontece porque os seres humanos têm visão periférica muito ruim. Por isso, nessa imagem, o ponto preto no centro da sua visão deve sempre aparecer. Porém, os pontos pretos ao seu redor irão aparecer e desaparecer constantemente.

O mesmo ocorre quando você está focando em uma palavra em um texto e tenta ler as palavras ao redor sem mover os olhos, explica Derek Arnold, cientista da visão da Universidade de Queensland, na Austrália, ao site The Verge. O restante do texto provavelmente ficará todo embaçado, pois o cérebro está tentando “adivinhar” o que está acontecendo nas extremidades da sua visão e as preenche da maneira mais correta. 

No caso dessa imagem, em que existe um padrão de linhas cinzas em um fundo branco, o cérebro “adivinha” que esse modelo continuará e, por isso, os pontos pretos ficam em constante aparecimento e desaparecimento.

A imagem publicada por Kerslake é uma variação da ilusão da grade de Hermann, um diagrama de quadrados pretos separados por linhas brancas. Nele, manchas pretas aparecem onde as linhas brancas se cruzam.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s