Professor da Unicamp é contemplado com bolsa do Google

Pesquisa liderada pelo professor Diego Aranha está entre os 12 projetos contemplados pelo Google Research Awards for Latin America

Pesquisa liderada pelo professor Diego Aranha, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, está entre os 12 projetos contemplados pelo Google Research Awards for Latin America.

Das propostas que receberão financiamento da empresa, oito são do Brasil. Ao todo, a Google destinará US$ 1 milhão pelos próximos três anos para o programa, que tem por objetivo apoiar pesquisadores da região que atuam na área da ciência da computação.

O estudo coordenado por Diego Aranha pretende desenvolver técnicas para permitir que determinadas formas de computação possam ser realizadas sobre dados cifrados, de forma a proteger a privacidade das informações.

Na entrevista que segue, o docente fornece mais detalhes sobre o trabalho e o prêmio.

Do que trata o projeto contemplado pela Google?

A computação em nuvem é atualmente muito utilizada pelas empresas, por baratear o custo de processamento e armazenamento de informação.

Uma grande limitação desse modelo é que não há qualquer garantia de que o provedor de serviço de computação em nuvem ou até mesmo governos intrusivos não possam bisbilhotar os dados cedidos. Nosso projeto procura desenvolver técnicas para permitir que certas formas de computação possam ser realizadas sobre dados cifrados.

Mais especificamente, o foco é permitir que problemas simples de Inteligência Artificial possam ser resolvidos sem precisar relevar dados sensíveis.

Qual a aplicação para esse tipo de conhecimento?

Permitir o surgimento de uma nova geração de serviços de computação em nuvem especializados em Inteligência Artificial que também preservem a privacidade.

Em que consiste o prêmio?

Bolsas de pesquisa para orientador e mestrando, que poderão ser usadas para remunerar o estudante, adquirir equipamentos e financiar participação em eventos científicos.

O projeto contemplado já foi iniciado? Qual o prazo de conclusão?

Sim, pois o aluno já está cursando o segundo ano de mestrado. O financiamento aprovado tem previsão de 12 meses, renováveis por mais 12 meses.

Como avalia esse tipo de reconhecimento ao seu trabalho? Ficamos muito felizes com o reconhecimento, pois foi uma chamada muito seletiva. Foram submetidos mais de 300 trabalhos de toda a América Latina e apenas 12 aprovados.

Em um cenário de corte massivo de verbas de pesquisa pelas agências de financiamento, contar com financiamento da iniciativa privada é garantia de continuidade para os projetos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s