Projeto do Google quer afinidade entre crianças e códigos

Project Bloks transforma lógica da programação em algo físico. Objetivo é criar afinidade entre crianças e o método para que elas sintam-se à vontade depois

São Paulo – Um novo projeto do Google quer criar afinidade entre crianças e o pensamento de programação de software. Chamado Project Bloks (assim mesmo, sem a letra C), ele usa materiais físicos para exemplificar como as linguagens de desenvolvimento (que, obviamente não são físicas) funcionam.

No projeto, as linhas de código são substituídas por pequenos blocos. As crianças podem enfileirar alguns desses blocos e então apertar ir. Os efeitos da combinação são reproduzidos em outro objeto físico (como um brinquedo ou robô) e transmitidos por Bluetooth ou Wi-Fi.

Um dos benefícios da programação tangível para as crianças é que ela torna a programação em algo palpável, afirma o Google em um material divulgado para a imprensa.

A empresa ainda afirma que o objetivo do programa é empoderar as crianças ao fornecer uma nova bagagem intelectual. O Google diz que o aprendizado de programação não é apenas uma nova habilidade.

Com esse conhecimento, as crianças ganham uma nova linguagem de expressão criativa que pode ajudar na resolução de todos os tipos de problemas.

As crianças poderão interagir com brinquedos e objetos que tenham uma API (interface de programação) aberta.

O projeto nasceu de uma parceria entre Google, Universidade de Stanford e da IDEO, uma empresa de design.

Veja abaixo um vídeo (em inglês) sobre o Project Bloks.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s