Raro minieclipse solar acontece na próxima segunda-feira

Veja como observar o fenômeno espacial dessa semana sem prejudicar sua visão

São Paulo – Um raro minieclipse solar acontece na próxima segunda-feira (9). Ele será causado pelo planeta Mercúrio, que se posicionará entre o sol e a Terra.  

O fenômeno estará visível entre as 8h12 e as 15h42, mas é preciso ter cuidado para observá-lo, pois a radiação solar pode prejudicar, de maneira permanente, a visão humana em poucos instantes. 

Devido à distância e ao seu tamanho menor do que o da Terra, Mercúrio poderá ser observado em um tamanho 158,4 vezes menor do que o do sol. Com isso, somente 1/25.000 do astro da nossa galáxia será ocultado – daí o nome de minieclipse. 

O trânsito de Mercúrio acontece cerca de 13 vezes por século. A última foi em 2006 e a próxima será em 11 de novembro de 2019. Já o trânsito de Vênus acontecerá antes, em 2017. 

“Nos próximos cem anos os trânsitos de Mercúrio ocorrerão entre os dias 7 e 12 de maio e 7 e 15 de novembro, sendo estes últimos muito mais frequentes. O intervalo entre dois trânsitos consecutivos pode variar de 3,5 a 13 anos”, escreve Oscar Matsuura, pesquisador e professor aposentado do IAG/USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), em um artigo no site da Sociedade Brasileira de História da Ciência. 

Como observar

Uma das maneiras seguras de observar a passagem de Mercúrio a frente do sol é utilizar um telescópico com o protetor adequado contra a radiação solar.  

Se você não tem um equipamento desses em casa, outra solução é observar o fenômeno projetando-o com binóculos em um anteparo, como uma folha de papel (sem olhar diretamente para o sol com os binóculos, apenar projetando a imagem no papel). Dessa forma, é possível ver o pequeno ponto preto atravessando o disco solar. 

O site do Observatório Astronômico de Lisboa tem um artigo em que detalha as formas seguras de observação de fenômenos solares, como o trânsito de Mercúrio.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s