Realidade virtual aproxima mobile do audiovisual, para ARM

Segundo vice-presidente da empresa, esse mercado, hoje ligado aos games, terá uma infinidade de aplicações profissionais, como educação e saúde

Amsterdã – Mark Dickinson é vice-presidente e diretor geral da unidade de processamento de mídia da ARM. A ARM é a empresa responsável por desenvolver a arquitetura do processador presente na maior parte dos dispositivos móveis disponíveis no mercado.

As empresas fabricantes de chips licenciam o direito de uso dessa arquitetura, de modo que hoje cerca de 97% dos chipsets para smartphones e aplicações M2M são ARM.

Dickinson, em sua participação na IBC 2015 (evento de TV que aconteceu em Amsterdã), mostrou que o mais promissor ponto de integração das aplicações móveis com o ambiente audiovisual será nas aplicações de realidade virtual e realidade aumentada.

Hoje esse é um mercado muito ligado ao universo dos games, mas que terá uma infinidade de aplicações profissionais, como educação e saúde, diz ele, e que também chegará a áreas como o jornalismo e entretenimento.

Ele aponta o fato de que hoje a maior parte das telas em 4K (ultra alta-definição) estar em dispositivos móveis. “O fato de serem menores não quer dizer que essas telas são menos relevantes. Tudo depende da aplicação”, diz ele.

Hoje há uma quantidade de dispositivos de realidade virtual que utilizam o smartphone como tela.

O executivo vê como maior desafio no desenvolvimento de aplicações críticas, que utilizem grande capacidade de imagem e a interação com smartphones, a questão da segurança.

“Esse é um aspecto que precisamos ser muito cautelosos”, diz ele, tanto em relação à questão da proteção dos dados pessoais quanto em relação à proteção de direitos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s