Regra dos cinco segundos é uma mentira, mostra estudo

Já comeu algo que havia caído no chão afirmando que ficou menos de cinco segundos por lá? Cientistas afirmam que isso também representa um risco

São Paulo – Você é daqueles que usa a regra dos cinco segundos para pegar coisas que caíram no chão e continuar comendo normalmente? Temos más notícias. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, a regra dos cinco segundos é uma mentira.

O estudo foi publicado pelo grupo de pesquisadores na revista científica Applied and Environmental Microbiology. O estudo pode parecer uma bobagem para alguns, mas os cientistas afirmam que queriam ter argumentos científicos dentro dessa discussão.

De acordo com o site Medial News Today, um dos participantes do estudo, o professor Donald Schaffner, afirma que a crença se baseia no fato de que bactérias precisam de tempo para migrar de uma superfície até a outra. A primeira superfície sendo o chão e a segunda, a comida.

A pergunta central é: quanto tempo leva para que as bactérias migrem do chão para a comida? Para descobrir isso, o time de cientistas fez experimentos em diferentes superfícies (aço inoxidável, cerâmica, madeira e carpete) usando diferentes alimentos (melancia, pão, pão com manteiga e doces).

As combinações de superfície e comida foram feitas com diferentes tempos de contato entre os dois, variando de um a 30 segundos. No geral, foram 128 cenários replicados 20 vezes pelos cientistas. Ou seja, um total de 2.560 coletas de dados.

Os cientistas descobriram que todos os fatores influenciam no tempo necessário para a transferência das bactérias. Alimentos e ambientes mais úmidos facilitam o transporte (as bactérias não têm pernas e precisam de um ambiente favorável para a movimentação).

No final das contas, existe uma variação significativa entre quanto tempo é necessário para que as bactérias ofereçam perigo caso sejam ingeridas. Isso vai depender do tipo do alimento e do ambiente.

Um ponto, no entanto, os cientistas podem afirmar com absoluta certeza: a regra dos cinco segundos é falsa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s