Robô da Yamaha pilota motos, mas ainda usa rodinhas

Robô vai atingir velocidades de até 200 km/h

São Paulo – A Yamaha apresentou nesta semana um robô capaz de pilotar motocicletas. O Motobot ainda está em fase de desenvolvimento, mas a fabricante promete que ele poderá atingir velocidades de até 200 km/h em 2017.

No vídeo de divulgação, o robô tem uma voz infantil que combina com as rodinhas de apoio que precisa para pilotar a moto. 

O Motobot chega a desafiar Valentino Rossi, nove vezes campeão do Grand Prix de motociclismo. O robô diz que está aprendendo tudo sobre os motociclistas humanos para poder vencê-los em corridas e também garante que tem coisas que somente ele poderá fazer.

Apesar do tom de voz à la Exterminador do Futuro, a Yamaha não está desenvolvendo o Motobot para causar uma dominação da humanidade pelas máquinas. 

Em vez disso, a empresa quer criar tecnologias de condução que ajudem a reduzir acidentes de moto em 2020. Mas ela também quer criar novos robôs que podem pilotar por conta própria. 

O trabalho da montadora com robótica não é algo novo. A divisão de pesquisa nesse campo existe na empresa desde 1976. 

A Yamaha não deixa claro, mas o vídeo indica que o Motobot não pode descer da motocicleta e fazer uma caminhada, já que ele está preso ao veículo.

Mesmo sendo uma tecnologia voltada para o bem-estar da humanidade motorizada, uma pesquisa recente mostra que os meios de transporte autônomos precisam estar programados para matar para minimizar danos em casos de acidentes.

Confira o vídeo de divulgação da Yamaha, em que o Motobot aparece pilotando sua moto em uma velocidade maior do que a daquele robô russo que deixou Vladmir Putin decepcionado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s