Robô para smartphone ajuda noivos a fazer festa de casamento

Startup Mecasei lançou um robô para ajudar a organizar festas de casamento. Chamada Meeka, ela conversa por texto com os noivos por smartphone

São Paulo – Nesta semana conheci Meeka. Ela é especialista em auxiliar noivos a organizar casamentos. Ela é capaz de acompanhar a agenda, ajudar nas buscas por fornecedores e também em ficar de olho nas finanças disponíveis para a cerimônia. Ela está sempre disponível para responder a demandas e perguntas feitas pelo smartphone—o que ela faz em questão de segundos.

Meeka é um robô.

Ela foi criada como um aplicativo pela startup brasileira Mecasei. A ideia central é facilitar o fluxo de planejamento e execução de um casamento. Aliás, essa é a proposta central da startup como um todo.

Há um mês, a Mecasei não tinha um aplicativo e funcionava somente com uma versão web. Meeka chegou para mudar isso. Inicialmente, ela funciona somente dentro do app, que tem versão para smartphones com Android e iOS.

Futuramente, a assistente pessoal deve passar a operar fora do aplicativo—ela já funciona dentro do Telegram, por exemplo. “Esperamos ver Meeka trabalhando dentro de aplicações como Facebook Messenger e WhatsApp”, disse Marcio Acorci, CEO da Mecasei, em uma demonstração a EXAME.com. Para que isso seja possível, basta que o Facebook abra seus apps para desenvolvedores externos.

Toda a interação com Meeka é feita por meio de texto. Ela não é uma assistente que fala, como a Siri, da Apple. De acordo com a Mecasei, ela terá características também do serviço Google Now. Meeka será proativa para trazer assuntos de interesse aos noivos.

Ela será capaz de informar sobre confirmações de presença na festa ou recebimento de presentes. A ideia é que Meeka também alerte os noivos caso o planejamento esteja muito atrasado.

O casamento perfeito

A assistente pessoal foi criada usando a plataforma de computação cognitiva da IBM, o Watson. Talvez você se lembre dele como o supercomputador que venceu um concurso de perguntas e respostas. Mas o Watson mudou muito desde então.

Hoje, a IBM oferece 30 APIs (sigla para Interface de Programação de Aplicação) do Watson a desenvolvedores. Uma API é um conjunto de protocolos e ferramentas que é usado para criação de programas. Esse conhecimento é disponibilizado pela IBM para empresas e startups que queriam construir algum produto.

(Divulgação)

A prática anterior de Watson ajuda Meeka a entender o conteúdo escrito por um usuário, mesmo que a pessoa esteja usando gírias ou tenha cometido erros ortográficos, por exemplo. Com o perdão do trocadilho, é o casamento perfeito.

Para a criação de Meeka, a Mecasei usou inicialmente três das 30 APIs disponíveis. “O segredo é saber quais dos conteúdos de Watson usar, não apelar para o máximo de APIs disponíveis. A Mecasei fez um belo trabalho nesse sentido”, disse a EXAME.com Thiago Rotta, arquiteto líder de soluções para IBM Watson no Brasil.

O conteúdo fica na plataforma na nuvem IBM Bluemix, algo que facilita bastante o trabalho de desenvolvimento. De acordo com a Mecasei, o desenvolvimento da assistente levou três meses. Toda a implementação da computação cognitiva (um trabalho complexo) levou apenas três semanas.

O próximo passo é expandir as funções. Uma primeira ideia é usar a API de reconhecimento de imagens de Watson. Marcio Acorci diz que a empresa estuda lançar Meeka em outros países. Também graças ao conhecimento do Watson, a assistente já é capaz de conversar em português, inglês, espanhol e francês.

Você pode baixar o app nas lojas da Apple e do Google e ter Meeka como a sua ajudante de casamento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s