Robô Philae continua sem dar sinais

Em 13 de junho, o robô despertou inesperadamente e manteve vários contatos com a Terra

O robô científico Philae, pousado há um ano no cometa “Churi”, continua sem dar sinais, apesar das tentativas de retomar contato, informou o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES).

Philae completou em 12 de novembro um ano pousado no cometa 67P/Churyumov-Geramisenko (apelidado “Churi”), para onde foi levado pela sonda europeia Rosetta com a missão de explorar diretamente o núcleo mediante seus sofisticados instrumentos de observação.

Depois de mais de dez anos de viagem interplanetária a 450 milhões de quilômetros da Terra a bordo da Rosetta, o robô pousou no cometa em novembro de 2014, um momento histórico seguido pelo mundo inteiro.

Em sua queda, o Philae capotou várias vezes e, por fim, acabou parando numa área sem luz. Graças a seus dez instrumentos, o robô trabalhou durante 60 horas e depois desligou porque as placas solares não recebiam energia suficiente.

Em 13 de junho, despertou inesperadamente e manteve vários contatos com a Terra. Mas, desde 9 de julho, não dá sinais e os cientistas temem que esteja inutilizado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s