Se ouvir “Thunderstruck”, cuidado: você pode ser hackeado

Dois casos separados indicam que a música do AC/DC é uma preferida de alguns hackers, que a utilizam para mostrar o serviço

São Paulo – Embora possa parecer uma boa surpresa chegar ao trabalho e encontrar os computadores de sua empresa tocando a música “Thunderstruck”, da banda de rock australiana AC/DC, dois casos separados indicam que a canção de 1990 é uma preferida de alguns hackers, que a utilizam para mostrar o serviço.

Durante uma conferência de imprensa dada pela polícia de Toronto sobre o vazamento de dados pessoais de clientes do site Ashley Madison, foi entregue aos repórteres uma folha de papel com a letra da música, sem explicação prévia.

Na coletiva, os policiais explicaram que, no dia em que os funcionários da Ashley Madison receberam as ameaças de vazamento de dados, eles chegaram ao trabalho e descobriram que os computadores já estavam tocando a música do AC/DC.

Essa não é a primeira vez que a canção é utilizada em um ataque hacker.

Em 2012 um cientista da Organização de Energia Atômica do Irã enviou ao especialista em segurança digital da F-Secure, Mikko Hypponen, um email relatando um ataque hacker que teria feito com que várias máquinas deixassem de funcionar.

Na última linha da mensagem constava o seguinte: “Também havia uma música tocando aleatoriamente em várias das estações de trabalho durante o meio da noite, com o volume no máximo. Acredito que era Thunderstruck, do AC/DC”.

Apesar das gracinhas dos hackers, duas pessoas que tiveram seus nomes divulgados na lista de clientes do Ashley Madison já se suicidaram por conta do vazamento.

Isso fez com que a Avid Life Media, dona do site, tenha oferecido uma recompensa de 380 mil dólares para qualquer pessoa que divulgar informações que levem à prisão dos hackers envolvidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s