Smartphones, tablets e saúde. O que esperar da nova Nokia

A Nokia deve voltar com tudo ao mercado de consumo neste ano. As frente de atuação devem ser tablets, smartphones e saúde digital, com aquisição da francesa Withings

São Paulo – Aos poucos, a Nokia vem mostrando a face de seu retorno ao mercado de consumo. Hoje, a empresa anunciou sua intenção de comprar a Withings, empresa francesa que produz gadgets conectados e tem como seu principal produto o Activité, um relógio conectado com belo visual.

Com o anúncio, chega a pergunta: o que podemos esperar da nova Nokia?

Ao vender sua unidade de smartphones para a Microsoft, em 2013, a Nokia ficou impedida, por contrato, de lançar novos produtos nesse mercado. Essa cláusula vence neste ano. As evidências recentes mostram que a empresa deve voltar ao mercado reformulada—e apostando alto, vale dizer.

Voltemos à pergunta. O que esperar da Nokia nesta nova fase? A empresa, parece, deixará de trabalhar apenas com smartphones para o mercado de consumo e passará a investir em produtos conectados em geral. Ao que tudo indica, o trabalho da Nokia será em duas frentes: produtos móveis (tablets e smartphones) e saúde digital (trabalhando com internet das coisas).

Tablets e smartphones

Nessa frente, a Nokia já deu seu primeiro passo. Ele é o N1, um tablet desenvolvido seguindo os padrões de excelência de hardware que eram característica dos produtos da empresa finlandesa.

O N1 tem um visual belíssimo. Sua traseira é uma peça única de alumínio. Com boas especificações, ele chegou rodando Android—nada de Windows por aqui. Apesar de ter sido lançado oficialmente, ele só foi colocado à venda na China e em Taiwan. Mesmo assim, vendeu 20 mil unidades em apenas quatro minutos.

Para o mercado de smartphones, a Nokia parece estar se preparando bem. No início deste ano, um vídeo chamado nossa visão mostrava três diferentes produtos com diferentes propostas.

A empresa, aparentemente, terá um menu completo de produtos para lançar, assim que as restrições da Microsoft terminarem.

Saúde

Chegamos então à última novidade. A Nokia vai investir em um novo nicho daqui para frente. Isso deve ser feito, principalmente, com a Withings. Até agora é impossível dizer se a ideia é colocar a marca Nokia nesses produtos voltados à saúde ou não.

Com a aquisição, que custará 170 milhões de euros à Nokia, chegam produtos de alta tecnologia. O principal deles é o Activité. O relógio conectado segue o visual tradicional e tem até ponteiros (veja foto abaixo). Por dentro, no entanto, traz conexão Bluetooth, contador de passos e medidor de exercícios físicos.

(Divulgação/Withings)

Além dele, a empresa tem uma vasta gama de produtos. Entre eles estão uma balança conectada, um termômetro inteligente e medidor de pressão sanguínea. Todos podem ser conectados a smartphone e têm apps para essa integração.

Começamos a Withings em 2008 para explorar as possibilidades da internet das coisas. Hoje, podemos dizer com orgulho que lideramos a revolução da saúde, inventando coisas belas e inteligentes para dar às pessoas o conhecimento que elas precisam para viver mais felizes e saudáveis, escreveu o CEO e cofundador Cédric Hutchings em um comunicado oficial liberado hoje.

Dissemos consistentemente que saúde digital era uma área de interesse estratégico para Nokia, afirmou Rajeev Suri, CEO da Nokia, em comunicado. Com essa aquisição, Nokia está fortalecendo sua posição na internet das coisas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s