Snapchat é o app que mais prejudica o smartphone, diz AVG

Relatório trimestral da empresa lista os aplicativos Android que mais consomem recursos do celular

São Paulo – O Snapchat é o aplicativo para Android que mais prejudica a performance do seu smartphone. Segundo um relatório trimestral da AVG Technologies, o app falha em itens como uso inteligente de bateria, consumo de espaço de armazenamento e uso de tráfego de dados.

O Snapchat assumiu a liderança do ranking, que, antes, era ocupado pelo Facebook e pelo Spotify. O que mais compromete a performance do dispositivo Android é o uso simultâneo de câmera, internet (Wi-Fi, 3G ou 4G) e GPS.

“Apesar de suas fotos e vídeos serem instantâneos, os efeitos do Snapchat nos smartphones são bem permanentes”, de acordo com a AVG.

O relatório também traz mais aplicativos que podem prejudicar a sua experiência no smartphone de alguma maneira. O Tumblr, por exemplo, é o que mais gasta dados de internet móvel. Ele chega a consumir mais do que Netflix e Spotify juntos, apesar de ser uma plataforma em que as pessoas normalmente compartilham gifs animados, fotos e textos.

Os smartphones da Samsung sofrem com um problema de gasto excessivo de energia por causa do “aparentemente inocente”, nas palavras da AVG, com.sec.android.fwupgrade. Esse serviço é responsável pelas atualizações que a Samsung envia para seus aparelhos com sistema Android quando estão conectados a uma rede Wi-Fi.

Já o aplicativo do navegador Google Chrome pode ser o vilão de quem tem um dispositivo com pouco espaço para armazenamento. Ele guarda muitos dados de navegação e gasta mais do que a AVG considera ser necessário para um app do gênero.

A Amazon é a única empresa com três aplicativos que figuram na lista: o Shopping UK, o Kindle o Shopping Global. Enquanto o Kindle aparece por conta do uso de espaço na memória, já que precisa armazenar cache de seus e-books, os outros dois apps consomem mais dados e mais bateria do deveriam.

O Facebook também está no ranking e, dessa vez, com um novo competidor: o Gerenciado de Páginas. Segundo a AVG, o app guarda um grande volume de dados no smartphone. Eles são referentes a estatísticas de tráfego, seguidores e comentários da página da qual você cuida.

Os dados do levantamento da AVG foram coletados anonimamente de mais de 1 milhão de smartphones com sistema Android.

A empresa informa que o objetivo é promover uma conscientização sobre os aplicativos que as pessoas têm em seus dispositivos móveis. Dessa maneira, é possível que os usuários gerenciem melhor os recursos do aparelho.

Confira a lista completa dos aplicativos que pioram a performance do seu smartphone Android abaixo:

Posição Aplicativo
Snapchat
Amazon Shopping UK
3ª  Spotify
Line
Samsung WatchON

Netflix
Clean Master
Amazon Kindle
AmazonShopping (Global)
10ª BBC News

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s