SpaceX fracassa ao tentar pousar 1º estágio de seu foguete

O segundo estágio do foguete conseguiu, no entanto, colocar em órbita dois satélites de comunicação, um da empresa francesa Eutelsat e outro da companhia ABS

A empresa americana SpaceX fracassou nesta quarta-feira na tentativa de pousar o primeiro estágio de seu foguete Falcon 9 em uma plataforma no oceano Atlântico, após ter conseguido realizar esta manobra três vezes seguidas – duas na água e uma em terra.

O segundo estágio do foguete conseguiu, no entanto, colocar em órbita dois satélites de comunicação, um da empresa francesa Eutelsat e outro da companhia ABS, sediada nas ilhas Bermudas.

O lançador de 70 metros de altura se partiu e se incendiou ao chegar na plataforma, como pôde ser visto em uma transmissão em vídeo ao vivo da SpaceX.

O diretor da empresa californiana, Elon Musk, confirmou horas depois o fracasso do pouso no Twitter.

Trata-se de um “RUD”, disse Munsk, usando uma expressão comum no meio aeroespacial que se refere a “Rapid Unscheduled Disassembly” – “desmontagem rápida não-programada”, que significa a destruição ou explosão da aeronave.

O foguete foi lançado na região de Cabo Canaveral, na Flórida, às 10h29 locais (11H29 em Brasília), e os satélites foram postos em órbita 30 minutos depois.

Foi o sexto lançamento da SpaceX desde o começo do ano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s