Star Wars da vida real: China revela arma a laser na TV

A TV estatal da China, a CCTV, mostrou em rede nacional o poder de fogo da mais nova arma a laser do exército chinês

São Paulo – Lasers de combate já não fazem mais parte apenas do imaginário dos amantes por ficção científica. No início do mês, a TV estatal chinesa revelou imagens de uma arma a laser destruindo alvos aéreos em um campo de testes, segundo o site Popular Science.

Chamado de Guardian II de Baixa Altitude (LAG II, em inglês), ele é similar em tamanho à “Ground-Based Air Defense Directed Energy On-The-Move”, arma a laser da Marinha norte-americana.

Apesar de os cientistas norte-americanos ainda não saberem o poder do novo equipamento, seu antecessor (LAG I) tem um raio de 10 quilowatt. Isso o torna 100 vezes mais poderoso do que uma lâmpada incandescente e capaz de derrubar alvos a dois quilômetros de distância em apenas alguns segundos.

Laser: a arma chinesa é montada em uma plataforma com rodas e puxada por um veículo (Reprodução/CCTV)

O LAG II foi construído pela Academia de Engenharia Física Chinesa em parceria com a Empresa de Equipamentos High Tech Jiuyuan. Ele é montado em uma plataforma com rodas e puxado por um veículo.

A escolha de vários alvos é feita automaticamente pelo sensor da arma. Porém, quem decide qual será destruído é um operador humano.

Caso o protótipo fosse conectado sem fios ao sistema de detecção de radar fora do veículo, ele poderia abater bombas de artilharia em movimento, segundo o site IFL.

O vídeo abaixo (em inglês) mostra como a arma a laser da Marinha dos EUA funciona:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s