Superfície de Plutão é diversa e tem várias cores

Novos dados obtidos pela nave New Horizons mostram que a superfície de Plutão é diversa, contém montanhas, geleiras e apresenta grande variedade de cores

Washington – Novos dados obtidos pela nave espacial americana New Horizons e publicados nesta quinta-feira na revista “Science” mostram que a superfície de Plutão é diversa, contém montanhas, geleiras e apresenta grande variedade de cores.

A imagem em cores divulgada na “Science” e obtida com a Câmera de Imagem Visível Multi-Espectral (MVIC) da nave revela uma multidão de cores na superfície do planeta anão, desde áreas avermelhadas escuras no equador a zonas mais claras e azuladas em latitudes maiores.

Além disso, os dados demonstram a presença de montanhas, geleiras e uma atmosfera nebulosa que se estende por quase 200 quilômetros sobre a superfície.

“Sabíamos que a superfície de Plutão era heterogênea com base em dados obtidos no terreno. Mas me surpreendeu ver uma cor de superfície tão espetacular e a diversidade geológica”, declarou a astrônoma Silvia Protopapa, pesquisadora da Universidade de Maryland e parte da equipe da NewHorizons.

A missão New Horizons da Nasa sobrevoou Plutão no último dia 14 de julho e desde então está enviando dados e imagens do planeta anão à Terra.

Os novos dados publicados hoje situam o raio de Plutão em 1.187 quilômetros (mais pequeno que a lua da Terra) e revelam que a figura em forma de coração que este corpo celeste apresenta em seu hemisfério sul é uma geleira formado por gelo de monóxido de carbono.

A New Horizons decolou do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em janeiro de 2006, e no último dia 14 de julho se aproximou da superfície do planeta anão, após quase cinco bilhões de quilômetros de travessia.

Estes novos dados ajudarão à comunidade científica a entender as origens e a história de Plutão e suas luas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s