Teclado Phantom engana clientes e não é totalmente mecânico

logo-infolab

São Paulo – Teclados mecânicos são um tipo de acessório simples que pode melhorar a ergonomia, a produtividade e a eficiência de qualquer pessoa que trabalhe ou jogue em um PC. A Nexar vende no Brasil o teclado retroiluminado Phantom, que promete ser uma alternativa totalmente mecânica e barata a modelos importados que existem no mercado – e que podem custar mais de mil reais.

O Phantom é compacto, e completo, com 104 teclas, incluindo o teclado numérico, o que é muito útil para quem trabalha com planilhas do Excel ou troca os números por atalhos em games. O fato das teclas terem letras transparentes faz com que a retroiluminação (suave) torne muito fácil a digitação no escuro.

Logo que saiu da caixa, o produto analisado neste review estava com a tecla Caps Lock afundada. Ao tirá-la, o INFOlab notou que a peça em cruz (que imita o mecanismo alemão Cherry MX) também estava afundada para dentro do teclado. Teclados mecânicos não enfrentam esse tipo de problema, uma vez que o mecanismo de cada tecla fica soldado em uma placa de silício. 

Veja a tecla Caps Lock removida do switch.

Foto por: Luccas Franklin

Agora, confira o switch que imita o que é normalmente encontrado em teclados mecânicos.

Foto por: Luccas Franklin

Retirados os parafusos da pesada (e sólida) base traseira de metal, eis o que aparece:

Foto por: Luccas Franklin

Um teclado comum de membrana, é o que se encontra por baixo das teclas ostensivamente “mecânicas”.

A tecla Caps Lock estava caída porque um dos domos de borracha que havia se soltado da membrana, junto de outros quatro, totalizando cinco teclas que, se não falharam na hora, falhariam depois de alguns chacoalhões ou viagens, por conta desses domos fora do lugar.

Foto por: Luccas Franklin

Ao final das contas, dentro de uma caixa que dizia possuir um “teclado mecânico” (e na parte de trás “totalmente mecânico”), havia apenas um teclado de membrana comum, com uma peça extra em cada tecla, que não melhora em nada a experiência de digitação, nem o torna mais mecânico. Na verdade, é possível, com o teclado aberto, tocar a membrana diretamente com os dedos e conseguir ativar as teclas, já que os domos de borracha não possuem nenhum tipo de conector metálico.

Segue abaixo uma foto de um teclado mecânico, para comparação:

Foto por: Reprodução / Reddit

A diferença entre um teclado mecânico e um teclado de membrana é que, em um mecânico, não é necessário acionar a tecla até o fim, o que significa que com o tempo, a digitação se torna mais leve e isso causa menos impacto nos dedos do usuário. Isso não é possível com o teclado Phantom, já que a atuação das teclas se dá pela deformação dos domos de borracha, necessitando que a tecla seja pressionada até o fim todas as vezes.

Em suma, o marketing e a caixa do Phantom enganam o cliente, com uma aparência externa de teclado mecânico e até um tronco em cruz que, desconectado das teclas, imita produtos de construção completamente diferente e muito mais caros. Pelo preço sugerido de 140 reais, é possível comprar teclados de membrana (que são honestos quanto à sua composição e construção) com funções interessantes para gamers, como teclas de mídia dedicadas, teclas configuráveis para macros, e outras funções que justifiquem o preço. 

Foto por: Luccas Franklin

Ficha técnica

Tamanho 104 teclas
Tipo Domo de borracha
Retroiluminação RGB
Peso 1,03 Kg
Tamano 42 x 13 x 3,2 cm

Avaliação técnica

Prós Retroiluminado; compacto.
Contras Preço alto; propaganda enganosa.
Conclusão O teclado Phantom entrega muito menos do que promete e existem muitas alternativas melhores.
Média 3.0
Preço R$ 140

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s