TV digital pode ter resolução 4K em 2020, diz Kassab

Qualidade de imagem é quatro vezes superior ao padrão Full HD

São Paulo – O sistema de TV digital brasileiro pode ter resolução 4K em 2020, segundo Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações. 

Segundo o Valor, Kassab deixou claro que a meta inicial é ampliar a cobertura do sinal de TV digital no país. A previsão de conclusão é para 2023. 

“A solução para satélite sempre é a ideal. Mas nós temos que ter a consciência que talvez não consigamos em um primeiro momento. Mas ela não está abandonada”, afirmou o ministro, em evento do setor de radiodifusão, nesta semana. 

A resolução 4K é quatro vezes maior do que a 1080i, que é usada hoje como padrão na TV digital brasileira. O Japão iniciou neste mês a transmissão de sinal de TV 4K via satélite, o que atesta a viabilidade deste meio de transmissão. Por questões de espectros disponíveis para o broadcast desse tipo de imagem, especialistas do setor indicam que a adoção da transmissão via cabos, como fibra óptica, pode ser necessária.

Até 2018, 11 milhões de participantes de programas sociais receberão gratuitamente o receptor de sinal de TV digital, medida em prol do desligamento do sinal de TV analógica.

A consultoria IHS indica que a maioria das smart TVs com telas de 50 polegadas ou mais terão resolução 4K até o final de 2017. Ainda segundo a consultoria, televisões com telas 8K também já estarão nas mãos de 1 milhão de pessoas em 2019.

As TVs 4K atuais utilizam um processo de melhoria de imagem chamado upscalling para melhorar a qualidade dos conteúdos gravados em Full HD. Com isso, a experiência de ver vídeos nesse formato em displays 4K é superior à oferecida em telas 1080p. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s